No último sábado (20), a secretária Bárbara Braga, acompanhada da equipe técnica da Setur, e de representantes do trade local, visitaram uma série de obras de empreendimentos turísticos em expansão e construção em Piranhas, sertão do estado de Alagoas. A agenda fez parte das ações voltadas ao setor na pimeira edição do Governo Trabalhando.

Em Piranhas e Delmiro Gouveia, três hotéis novos estão em construção. A força do turismo na região dos Cânions do São Francisco está consolidando a região como a que mais cresce na atividade do estado. De acordo com a secretária de Turismo, Bárbara Braga, esse avanço tem chamado a atenção.

“Vamos continuar trabalhando juntos para fomentar o turismo também nestes municípios, fortalecendo a promoção deles no mercado regional e nacional. Já articulei e os empresários daqui também serão apresentados ao Prodesin (Programa de Desenvolvimento Integrado) que é uma das políticas de incentivo ao desenvolvimento mais arrojadas do país e irá contribuir e muito para a expansão dos negócios por aqui”, destacou a secretária.

Um dos empreendimentos visitados foi o Centro Gastronômico Rota do Chico, inaugurado há um mês em Piranhas e que conta com 20 quiosques de bares e restaurantes com 27m² cada. No local, está ainda em construção um parque aquático de 1.500m² que deve ter a obra concluída em três meses. Com o pleno funcionamento, após a conclusão das obras, o empreendimento deve gerar cerca de 120 empregos diretos.

Também em Piranhas está sendo construído o Rada Hotel, que atualmente está com 50% de obras concluídas. O empreendimento terá 200 quartos e aproximadamente 400 leitos. Com R$ 12 milhões de recursos próprios já investidos, o espaço contará ainda com uma galeria de serviços, academia, auditório para 300 pessoas, além de piscina de borda infinita na estrutura da cobertura.

Ações de fomento

Em reunião realizada em Delmiro Gouveia com 35 representantes do trade turístico da região do Sertão na última sexta-feira (19), a Secretária Bárbara Braga também anunciou a execução de planos para a promoção da região dos Cânions do São Francisco, em parceria com as operadoras de turismo Decolar e a Masterop.

Além disso, as primeiras inscrições do Programa Escola do Turismo foram realizadas presencialmente em Piranhas também no dia 19. Foram ofertadas 75 vagas em três cursos gratuitos que devem ter as aulas iniciadas em julho: aperfeiçoamento para camareiros; tarifário para hotéis e pousadas; e excelência para atendimento ao turista.


Leia também: BÁRBARA BRAGA É A PRIMEIRA TITULAR DA SECRETARIA DE TURISMO DE ALAGOAS