Com a finalidade de aumentar a visibilidade e as discussões sobre a causa ambiental, o dia 5 de junho foi escolhido como Dia Mundial do Meio Ambiente pela ONU. A data homenageia a reunião organizada no ano de 1972, em Estocolmo, na qual líderes e representantes de mais de 100 países se reuniram pela primeira vez para discutir a importância do tema. Para comemorar a data, o Rosewood São Paulo apresenta suas estratégias para ser um empreendimento sustentável, focando em celebrar e proteger o patrimônio cultural e natural do país.

“O respeito ao meio ambiente e ao nosso entorno é intrínseco à experiência brasileira”, disse o diretor geral Edouard Grosmangin. “Como parte de nossos esforços para capturar verdadeiramente a filosofia orientadora da Rosewood: A Sense of Place®, garantimos que nosso desenvolvimento fosse respeitado e inspirado nos ecossistemas e na biodiversidade do Brasil. Criar um impacto positivo na comunidade local é parte integrante da missão do Rosewood São Paulo, e buscamos diminuir a emissão de carbono sempre que possível.”

Sob a liderança de Lou Ana Garcia, gerente de Impacto Social, o Rosewood São Paulo vai expandir práticas de contratação e capacitar a comunidade o redor da propriedade. Em parceria com a ONG brasileira Sefras, a propriedade contratou refugiados e 20 aprendizes em diferentes departamentos. Além disso, o Rosewood São Paulo também se propõe a ser um local de trabalho inclusivo, empregando transgêneros e não binários, permitindo que os funcionários selecionem seus uniformes com base em suas preferências pessoais.

A propriedade utiliza 100% energia renovável, parte dela abastecida por painéis solares, com todas as lâmpadas de led para menor consumo de energia e disponibiliza transfers aos hóspedes com carros elétricos. Com o intuito de diminuir ainda mais o impacto, o hotel possui um programa de gerenciamento de resíduos, no qual todos os descartáveis sólidos e orgânicos são reciclados por meio de um biodigestor e um triturador de vidro. Para implementar o sistema, existe uma parceria a longo prazo com a Multilixo, empresa associada ao Programa de Treinamento de Desperdício Zero.

O programa “Aterro Zero”, também da parceria com a Multilixo, permite à propriedade medir a quantidade dos seus esforços na destinação de resíduos, que até agora foram executados com sucesso. O Rosewood São Paulo também é livre de plásticos descartáveis, por meio da instalação de um sistema interno de filtragem de água que produz água engarrafada em vidro para consumo dos hóspedes e as comodidades do quarto são embaladas em materiais reciclados em vez de recipientes de plástico.


Leia também: VITÓRIA HOTÉIS REGISTRA OCUPAÇÃO RECORDE EM 2023