A retomadas dos eventos corporativos, culturais, feiras e shows tem impulsionado o setor de hotelaria da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os números da Rede Vitória Hotéis, que opera cinco unidades na região, comprovam a retomada. O grupo fechou o primeiro quadrimestre de 2023 com uma taxa média de ocupação de 55%, resultado histórico para a empresa, que adotou estratégias diversificadas nos últimos anos para recuperar os impactos deixados pela pandemia.

Eduardo Porto, diretor Comercial e de Marketing, conta que o Vitória Hotéis vive um grande momento. A rede, com gestão familiar e fundada há 20 anos, opera cinco hotéis no interior – 3 em Campinas, 1 em Indaiatuba e 1 em Paulínia -, num total de 728 acomodações.

“No primeiro quadrimestre registramos uma média de ocupação na casa dos 55%, sendo que em março atingimos a taxa foi de 63%, o que mostra um crescimento de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado, um resultado histórico para o grupo”, afirma Porto. “Em termos de diária média da rede, comparando março de 2022 X 2023, nota-se um incremento de R$ 335,00 para R$ 450,00, representando quase 35% de valorização”, acrescenta.

Segundo ele, os eventos corporativos são o principal motivo desta retomada. “Todos os nossos hotéis contam com uma grande infraestrutura para reuniões, como espaços flexíveis, equipamentos, serviços e gastronomia. Nestes primeiros 4 meses de 2023, a empresa realizou mais de 280 eventos, para mais de 4 mil pessoas” complementa o diretor..

A expectativa da Rede Vitória Hotéis para o ano de 2023 é otimista. “Nosso foco é expandir a atuação da Rede além do interior de São Paulo, através de parceria com um escritório de representação nacional, com a intenção de atrair mais hóspedes de outras regiões do país, além de São Paulo”, conta.

Além dos hotéis, a Rede também é responsável pela operação de restaurantes, bares, spa e academias, instalados nos hotéis, abertos não só para hóspedes, mas para visitantes e moradores locais. “Essas operações são muito importantes para o fortalecimento de marca e dar visibilidade à rede”, explica Porto.

Um dos restaurantes da Rede é o Bellini Ristorante, de cozinha mediterrânea. Por 10 anos, o local ganhou como o melhor restaurante italiano na revista Veja Comer & Beber. Este ano, a casa celebra seus 20 anos e está com um cardápio especial onde, mês a mês, faz um revival dos seus pratos de maior sucesso nestas duas décadas de existência. Há também a gastronomia asiática do Kindai, com seu buffet na hora do almoço e festival na hora do jantar com comida fusion japonesa.


Leia também: Accor e Renaissance: as melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem