As ações de cuidado com os animais e a mata atlântica realizadas pelo Dreams Eco Park, em Foz do Iguaçu (PR), têm chamado a atenção de professores e acadêmicos da região.Essa semana, o parque ecológico recebeu um grupo de pós-graduandos do curso de Bem-Estar de Animais Silvestre e Exóticos, da Uniamérica. Eles foram recepcionados pelos veterinários da unidade ambiental. Visitaram o estábulo dos cavalos, o recinto das aves de rapina e assistiram ao voo das aves guiado pelos falcoeiros do parque.

Durante a visita técnica, a veterinária Stacy Wu explicou aos alunos o cuidado diário da equipe na recuperação e manutenção da saúde física e psicológica dos animais. “Quando os animais chegam no parque, vítimas de maus-tratos ou tráfico, há todo um manejo desenvolvido por biólogos, veterinários, especialistas em bem-estar animal visando a recuperação das aves”, disse.

Segundo a veterinária, a maioria chega debilitada. Alguns são reintroduzidos no ambiente selvagem, mas a grande parte acaba sendo acolhida definitivamente pelo “Eco Park”. Em maio, a unidade recebeu 16 aves que estavam em situação de tráfico.

Para o falcoeiro Bruno Nogueira, receber esses acadêmicos é uma forma de contribuir na formação dos futuros profissionais. “Nessas visitas, mostramos um pouco do nosso trabalho. Do quanto nos importamos com o bem-estar dos animais, dos rios e da mata atlântica como um todo”, explicou.

Para a coordenadora do curso, Anna Cecília, o objetivo da visita foi oferecer uma aula prática sobre o manejo correto para promover bem-estar aos animais. “Queríamos observar as diferenças de um zoológico tradicional e um empreendimento de fauna que aplica as estratégias de bem-estar. Foi uma grande experiência para os nossos alunos”, disse.

Na semana passada, o Dreams Eco Park recebeu acadêmicos do curso de veterinária da UDC. “Além de mostrar nosso trabalho, nessas visitas procuramos incentivar os visitantes a apreciar o meio ambiente, pois quando paramos para olhar a beleza, temos interesse em cuidar. Passamos a nos importar”, destacou Bruno.


Leia também: BA’RA HOTEL CRIA COMITÊS DE GESTÃO