Cafayate, conhecido mundialmente por ser um paraíso dos vinhos, reserva muitas outras curiosidades, como culturais, histórica e gastronômicas. Cafayate também é famosa por suas paisagens, que variam de vales de cactos e ravinas a montanhas gigantes. A Reserva Natural Quebrada de las Conchas é um verdadeiro espetáculo natural. Já no Cerro San Isidro, a vista é de tirar o fôlego, proporcionando uma visão panorâmica dos vinhedos e das montanhas.

Além disso, é possível ver a influência indígena e espanhola na gastronomia, com pratos típicos locais que são preparados com ingredientes frescos e locais, incluindo carnes, legumes e frutas. Entre os pratos típicos de Cafayate estão: Locro, uma espécie e sopa com grãos de milho, batata, feijão, carne e temperos; Humita, uma espécie de pamonha feita com massa de milho recheada com queijo; e a Empanada Salteña, que é recheada com carne, batata, cebola e outros temperos e assada em forno a lenha.

Já nas paisagens, a cidade é um verdadeiro tesouro escondido no meio do Vale Calchaquí. Uma das maiores curiosidades é a arquitetura colonial, que se mantém intacta mesmo após vários anos. Entre as construções que chamam a atenção estão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, erguida em 1853, e a Estação Ferroviária, construída em 1910. Ambas são símbolos da arquitetura do século 19 e início dos 20.

Uma das tradições da região é a Festa Nacional do Vinho, realizada em fevereiro, onde reúne os melhores produtos de vinho da região para um concurso. Enquanto a Nossa Senhora do Rosário, realizada em outubro, inclui desfiles de carros alegóricos e muita música.

Como chegar

Atualmente há voos de São Paulo para Salta, operados pela Aerolíneas Argentinas às quartas, sábados e domingos, que facilam a ida dos brasileiros para o coração da região vinícola Argentina. Do aeroporto de Salta para Cafayate são 200 km, trajeto que leva em torno três horas de carro.


Leia também: ARGENTINA E CHILE REGISTRAM CRESCIMENTO NAS BUSCAS