“O turismo também é exportação”, afirmou o presidente Embratur, Marcelo Freixo, durante reunião, nesta terça-feira,(4), com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana. As duas agências reforçaram a parceria entre as agências, que busca promover o turismo brasileiro internacionalmente e os negócios brasileiros no exterior.
No encontro, Freixo apresentou dados que apontam uma recuperação do turismo brasileiro a patamares de pré-pandemia. O presidente da Embratur ainda destacou que no mês de maio o turismo internacional teve um registro histórico, com a entrada em nossa economia de US$ 567 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões) com o gasto de turista estrangeiro. O valor é o maior da série histórica, que começou em 1998, e aponta para um importante crescimento do turismo internacional em 2023: de janeiro a maio, os estrangeiros gastaram no Brasil US$ 2,721 bilhões (quase R$ 13 bilhões), valor 36% maior que os US$ 2 bilhões que entraram no país no mesmo período de 2022.
Os dados apontam para a recuperação do turismo a patamares de pré-pandemia: em 2019, os turistas deixaram em nosso país um valor ligeiramente menor, US$ 2,701 bilhões. “A gente quer que o mundo visite o Brasil. Nós temos muitos destinos, e turismo é emprego na veia. Trabalhar em parceria com a Apex é muito importante para que a gente tenha mais estrutura e traga mais gente para o nosso país”, explica Freixo.
Para o presidente da ApexBrasil, é necessário aumentar ainda mais o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil e isso pode ser feito através de parcerias como a da Apex e da Embratur. “O turismo é uma indústria, é serviço. E nós vamos firmar aqui uma parceria para que a Embratur esteja conosco, fazendo mais de mil eventos no mundo inteiro, trabalhando na promoção do Brasil e na atração de investimentos através da vinda de turistas de outros países. Junto com as pessoas, chegam os negócios”, conclui Viana.
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