A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram nesta quarta-feira (12) a 5ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Costa Verde. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo regional e representantes do trade local estiveram reunidos durante todo o dia na Reserva Sahy, no município de Mangaratiba. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

Representando o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o subsecretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, abriu o evento ressaltando a importância do trabalho em rede para alcançar o objetivo principal que é prioritariamente promover o turismo. “Turismo é renda e emprego e impacta diretamente 52 itens da economia. A cada 11 empregos, 1 é voltado para o turismo. Precisamos valorizar e promover a região e o estado do Rio de Janeiro”, afirma Nilo Felix.

O subsecretário destacou ainda o que pode ser alcançado com o trabalho desenvolvido a partir da Jornada do Turismo Fluminense e reforçou as potencialidades da região turística. “Essa região turística, a Costa Verde, é a região que tem a maior preservação da Mata Atlântica e os dois principais resorts do estado do Rio de Janeiro. Eu diria que são poucos os lugares que têm esse visual e essa beleza natural”, completa Felix.

O secretário de Turismo de Mangaratiba, Fernando Marlboro, ressaltou que a Jornada do Turismo Fluminense é um presente para Mangaratiba. Segundo ele, o município está passando por uma ampla transformação no segmento. “Estamos conseguindo fazer com que o município prospere e não pare, a partir das parcerias, políticas públicas e a participação da sociedade civil que é fundamental”, afirma.

“Esse evento que está sendo realizado hoje é muito importante até por uma questão cultural da cidade. A cidade tem que respirar o turismo, temos que pensar no turismo como um grande gerador de empregos. O turismo é o nosso maior potencial e precisa ser investido para podermos prosperar”, explica Marlboro.

Programação

O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo.

Continuando a programação, a Setur-RJ apresentou o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs). A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos GTs e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

“Essa é a 5ª edição da Jornada do Turismo Fluminense, que é o desdobramento do Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos. Na semana que vem, ao final do dia de trabalho na Costa do Sol, a Setur-RJ conclui seis das doze etapas do projeto. Na Costa Verde, houve forte participação do público e do trade local, com contribuição de estratégias e propostas de desenvolvimento para o turismo da região”, conclui Pablo Kling, diretor de Marketing da TurisRio.

A Jornada do Turismo Fluminense conta com as parcerias do SEBRAE, da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UNIRIO e da UFRRJ.

Confira as próximas datas:

  • 19/07 (quarta-feira) – Costa do Sol – Saquarema
  • 25/07 (terça-feira) – Baixada Verde – São João de Meriti
  • 02/08 (quarta-feira) – Caminhos da Mata – Silva Jardim
  • 17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes
  • 22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais
  • 29/8 (terça-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna
  • 12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói

Leia também: JORNADA DO TURISMO FLUMINENSE CHEGA À REGIÃO TURÍSTICA CAMINHOS COLONIAIS