O Ministério das Relações Exteriores divulgou, no fim da tarde desta terça-feira (18), que o México deixará de exigir visto físico para entrada de brasileiros no país. A decisão é fruto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, visto que ambos os governos têm explorado a implementação de medidas que facilitam a mobilidade e a circulação entre os dois países.

O acordo é que, nos próximos meses, seja implementado um sistema recíproco de visto eletrônico. A medida dá continuidade aos acordos firmados no marco da V Comissão Binacional Brasil-México, ocorrida durante a recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao país; e ao recente contato havido entre ele e a Secretária das Relações Exteriores do México, Alícia Bárcena Ibarra.

A adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países. O objetivo final é a retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México.

Em maio deste ano, Mauro Vieira já havia adiantado a possibilidade de isenção do visto para entrada no México durante audiência pública na Câmara dos Deputados. O México é o segundo país, depois do Japão, a liberar turistas brasileiros do visto. Na época, ele havia conversado pessoalmente com os chanceleres dos dois países sobre o fim a exigência. A decisão dos países era favorável aos brasileiros, segundo o ministro. Em contrapartida, os viajantes dos dois países terão isenção garantida no Brasil.


Leia também: MÉXICO VAI ISENTAR BRASILEIROS DE VISTO