Segundo a Defesa Civil de Petrópolis, a 34ª Bauernfest, Festa do Colono Alemão, recebeu 520 mil pessoas durante os 15 dias de festa (23 de junho a 9 de julho). Foram quase 400 horas de apresentações culturais pelos locais da festa: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá.

No período da festa, cerca de dois mil veículos de turismo acessaram a cidade. Na BR-040, a média de carros que passaram pela praça de pedágio de Duque de Caxias foi 28% maior, comparado ao último fim de semana antes da festa. A maior movimentação no pedágio de Caxias foi no último fim de semana da Bauern, quando foi registrado um aumento de 35% no movimento. Em Areal, a média de acréscimo de carros passando no pedágio foi de 12%. Já no turismo rodoviário, foram 31.521 passageiros a mais do que a demanda de semanas normais.

“São números que demonstram o tamanho e o sucesso da 34ª Bauernfest. A maior e mais tradicional festa de Petrópolis, importante para todos os setores ligados direta e indiretamente ao turismo da nossa cidade”, destacou Rubens Bomtempo, prefeito.

Nesta edição, 47 empresas petropolitanas participaram da festa. Foram 65 barracas de comidas, artesanato, food bikes e bebidas, incluindo as 19 cervejarias que fazem parte da Associação de Microcervejarias de Petrópolis. A estimativa é que, em toda a festa, tenham sido consumidas cerca de dez toneladas de salsichão e 100 mil litros de cerveja. Só as cervejarias artesanais de Petrópolis venderam 21 mil litros, no Palácio de Cristal e no Biergarten.

“A Bauernfest deste ano superou todas as expectativas, tanto em vendas quanto em estrutura. O trânsito fluiu bem, a organização aconteceu de maneira impecável, reduzindo o impacto para a população local. Importante destacar também o nível de maturidade que atingimos. Tivemos um público excelente”, comemorou Leandro Leal, presidente da Associação de Microcervejarias de Petrópolis.


Leia também: FC&VB-RJ LANÇA A PLATAFORMA RIO CONVIDA EM PETRÓPOLIS