Na última segunda-feira (17), Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, vsitou a Baixada Santista a convite das autoridades locais, onde foi apresentado o plano de desenvolvimento do turismo náutico municipal, que está sendo elaborado em São Vicente, onde foram identificadas oportunidades e grande vocação da região no segmento e, com isso, a necissiade de investimentos.

“Me comprometo em iniciar os estudos para verificar a viabilidade de implantação de um Distrito Turístico Náutico na cidade, que é uma das mais antigas estâncias turísticas do estado”, disse o secretário. Lucena anunciou que o grupo de trabalho composto pelo Fórum Estadual Náutico e a Setur-SP deverá, até 90 dias, entregar a proposta de um Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo Náutico de SP, que será apresentado ao governador Tarcísio de Freitas.

O plano estadual de Distritos Turísticos prevê que esses ambientes tenham uma governança compartilhada entre município, estado e iniciativa privada e se desenvolvem a partir de uma vocação natural ou de potencial turístico, alocando investimentos públicos e induzindo investimentos privados. O Governo de SP já repassa para São Vicente recursos para desenvolvimento do turismo através da Secretaria Estadual de Turismo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

O secretário anunciou que estão em andamento as tratativas para desenvolvimento de um Distrito Turístico Urbano, na região do Valongo e centro histórico de Santos, indo até a Vila Belmiro. Os recuros do Dadetur se concentram nessa região, representando transferência de mais de milhões de recursos do Estado em obras que apoiam a revitalização do centro histórico. Segundo Lucena, estão em andamentos os estudos para se ter em Santos e em São Paulo os primeiros dois Distritos Turísticos Urbanos do Brasil.


Leia também: ROBERTO LUCENA ASSUME TURISMO DE SP NO GOVERNO DE TARCÍSIO