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Embratur assume Brasil com S em campanha nos EUA

A Embratur iniciou a veiculação de uma campanha publicitária digital com enfoque no mercado dos Estados Unidos, segundo maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Uma das novidades da campanha é que, mesmo em língua inglesa, em que o nome de nosso país é grafado com a letra Z, a Embratur optou por escrever o Brasil com S. A campanha ficará no ar até o dia 10 de agosto.

As peças da campanha fazem um jogo de palavras que representam o Brasil e, em inglês, iniciam com a letra S. O slogan central é “It’s Spectacular. It’s Brasil”, mas, a cada peça, há uma nova palavra iniciada em S para falar do Brasil, como Sustainable (sustentável), Sunny (ensolarado), Scrumptious (esplêndido) e Sambalicious (trocadilho que une Samba e Delicious – neologismo usual nos EUA para qualificar coisas que são positivas, emocionantes, inspiradoras). A campanha também compara as curvas do S com a sinuosidade dos nossos rios e da paisagem de nossos cartões postais.

“A Marca Brasil já traz a leveza da curva como uma marca de nosso país. O Brasil com S que agora se afirma para o mundo com o país da sustentabilidade, que tem responsabilidade climática e faz do turismo uma das principais ferramentas de transição para uma economia verde. É também o Brasil que valoriza a diversidade de sua cultura e de seu povo, e apresenta isso como seu principal atrativo. Esse é o Brasil que o mundo quer visitar, esse é o Brasil que está em nossa campanha”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Como parte da política ESG da Embratur, todo carbono emitido na produção e veiculação da campanha será compensado com a aquisição de créditos de carbono. Com responsabilidade ambiental, a campanha também evitou utilizar material impresso, sendo totalmente veiculada em mídias digitais e painéis de LED.

Público-alvo

Turbinar a vinda de turistas dos Estados Unidos ao Brasil é o principal objetivo. Para isso, de acordo com Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, a campanha busca atingir o viajante norte-americano, mas também as agências e operadoras de turismo.

“Essa é uma campanha que retoma parcerias da Embratur com operadores de viagem, com companhias aéreas e com os meios de comunicação que falam tanto com o turista final quanto com quem vende o Brasil”, disse Gil. “Vamos celebrar nossa retomada à USTOA, que é a associação norte-americana dos operadores de viagem, vamos celebrar a nossa chegada junto às companhias aéreas, e esperamos que tudo isso se converta em vendas, em turistas desembarcando nas nossas cidades”, afirmou.

Para Bruno Reis, gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, a integração de ferramentas promocionais é estratégica para potencializar os resultados e, assim, incrementar o fluxo de turistas rumo ao Brasil. “A campanha atinge prioritariamente o público final, porém negociamos com operadores de turismo e companhias aéreas, que são nossas parceiras nesta campanha para aumentarmos a visibilidade do produto Brasil”, disse Reis.

O que tem na campanha

O carro-chefe da campanha da Embratur nos Estados Unidos é um filme de 30 segundos. Nele, aparecem as experiências turísticas encontradas no Brasil em diferentes cenários: praia, natureza e cidades. Outros quatro vídeos de 15 segundos retratam os principais segmentos turísticos ligados ao Brasil: cultura; gastronomia; sol e praia, e ecoturismo.

A campanha mostra dez destinos turísticos do Brasil: Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha, Belém, Chapada dos Veadeiros, Natal e Pipa, Pantanal e Fortaleza e Jericoacoara. A escolha foi feita após levantamento de dados e cruzamento de informações, como, por exemplo, os segmentos que mais atraem turistas dos EUA, os destinos já tradicionalmente procurados pelo público-alvo e com malha aérea disponível, considerando o menor tempo de deslocamento.

“Todo o conteúdo da campanha permeia por esses destinos. Cinco aparecem no filme principal e os outros cinco estão nos vídeos secundários, que serão veiculados em canais e veículos específicos”, explicou a coordenadora de marketing da Embratur, Veridiana Pinto.

O S na Times Square

Nesta segunda-feira (24), a campanha estreou em um dos principais painéis de LED na Times Square. O vídeo de 15 segundos será exibido até o dia 6 de agosto. A divulgação da campanha da Embratur será feita em regiões estratégicas dos Estados Unidos, que possuem maior potencial de futuros viajantes para o Brasil. Os vídeos e cards serão exibidos nas redes sociais, como anúncio em portais de notícias, em companhias aéreas e em agências de viagens online.

A nova campanha publicitária da Embratur conta com a parceria do Sebrae. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destaca que o turismo é um dos segmentos da economia que agrega dezenas de atividades, com alto potencial de geração de emprego, e que isso passa, necessariamente, pelos microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.

“Divulgar as experiências únicas que o Brasil oferece para os estrangeiros impacta em todos os setores produtivos e, consequentemente, os pequenos negócios, que representam cerca de 89% das empresas que atuam nessa área. Esse é mais um dos caminhos para reduzir as desigualdades sociais e aumentar a renda da nossa população. É o Brasil voltando para seu papel de protagonista no exterior”, ressalta.

Para turbinar o alcance, a Embratur fez também parcerias com o setor privado e com influenciadores: o Beautiful Destinations (@beautifuldestinations), perfil de viagens com quase 26 milhões de seguidores, fará uma ação especial no Rio de Janeiro entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.


Leia também: PETROBRAS E EMBRATUR DEBATEM PROMOÇÃO TURÍSTICA

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