De acordo com uma pesquisa do Instituto Gartner, cerca de 85% dos negócios pretendem ampliar a automação nos próximos dois ou três anos. Estima-se que até 2025, 70% das empresas implementarão alguma forma de automação visando aumentar a flexibilidade e eficiência, um crescimento de 20% em relação a 2021. Esse aumento na automação também se reflete nos setores de hospitalidade, como hotéis e hospitais.

A automação oferece diversos benefícios para esses setores, além de proporcionar conforto e uma experiência de qualidade aos clientes. Ela também fornece uma grande quantidade de dados, que, quando processados e analisados corretamente, permitem que as instituições otimizem seus processos, identifiquem ineficiências e melhorem a eficiência operacional dos fluxos, resultando em maior qualidade e desempenho.

Na área hospitalar, a adoção de tecnologias como inteligência artificial e robótica está em crescimento, e estima-se que alcance US$ 102,7 bilhões em 2028, com um crescimento anual de 47,6%. Isso otimiza o trabalho das equipes assistenciais em até 30%, permitindo que se dediquem a atividades mais nobres e estratégicas.

No setor de hotéis, a projeção também é positiva, com o mercado de hospitalidade ultrapassando US$ 1,2 bilhão e crescimento de 9,7% entre 2021 e 2026. A automação nos hotéis proporciona autonomia ao hóspede para controlar seu quarto, desde o conforto térmico até dispositivos como cortinas e TVs, além de oferecer maior segurança de acesso e facilidade na comunicação com as equipes de atendimento e manutenção.

Para os próximos anos, as tendências em automação para esses setores incluem:

  • Integração completa: Plataformas agnósticas que se integram a diversas tecnologias, sistemas e fornecedores, proporcionando mais flexibilidade, escalabilidade e opções futuras.
  • Registro automatizado de pacientes e hóspedes: Sistemas eletrônicos que facilitam o registro de pacientes e o check-in e check-out em hotéis, oferecendo mais agilidade e eliminando filas e tempo de espera.
  • Monitoramento remoto e dispositivos vestíveis: Uso de dispositivos vestíveis e sensores para monitorar remotamente pacientes, coletando dados vitais e fornecendo alertas em tempo real para os profissionais de saúde.
  • Segurança: Adoção de fechaduras eletrônicas ou aplicativos móveis para acesso aos quartos, garantindo maior segurança e acompanhamento online das atividades realizadas pelos colaboradores internos ou terceirizados.
  • Automação de serviços: Implementação de sistemas automatizados para solicitação de serviços de quarto, alimentação, limpeza ou manutenção, melhorando a experiência dos clientes.
  • Automação de tarefas administrativas: Otimização de tarefas administrativas como gestão de estoque, equipes, segurança e manutenção, focando na melhoria da experiência de pacientes e hóspedes.
  • Gestão de recursos e energia: Possibilidade de gerenciar recursos hídricos e energéticos de forma otimizada e econômica, cruzando informações de oferta e demanda.
  • Confidencialidade: Garantia de confidencialidade e segurança dos dados dos clientes, seja em estadias ou tratamentos médicos.
  • Experiência e expectativa: Gerenciamento da expectativa e experiência dos clientes, seja por meio da transparência de indicadores ou da coleta sistemática de opiniões e satisfação.
  • Equipe de apoio: Clareza na composição da equipe de apoio, com mecanismos facilitados de contato, como videochamadas, para tornar o atendimento mais humano e próximo.

Essas tendências visam melhorar a qualidade dos serviços, proporcionar mais conforto e eficiência aos clientes e permitir que as equipes se dediquem a atividades mais estratégicas e nobres, proporcionando uma verdadeira revolução na qualidade e desempenho dos setores de hospitalidade.


Leia também: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL