É comum para o setor hoteleiro a contratação de freelancers em temporada com maior movimentação e fluxo de hóspedes. O mesmo movimento pode ser notado nas áreas gastronômicas e de comércio, por exemplo. Para o verão deste ano, as projeções têm sido positivas. Dados do recente levantamento feito pela Decolar.com mostram que a procura por destinos nacionais nas plataformas de vendas aumentou 37% apenas no primeiro semestre.
No caso da prestação de serviços, alternativa comum no setor hoteleiro, que exige adaptação dos profissionais aos padrões de atendimento e trabalho desenvolvido por cada local em curto prazo, algumas iniciativas podem auxiliar colaboradores, tanto temporários, quanto gestores, nesse processo de ambientação, principalmente, em um cenário em que as pessoas têm buscado experiências personalizadas e diferenciadas.
Para Carolina Oda, consultora de implantação e reestruturação de negócios, contratar para alta temporada é diferente de um trabalho pontual para um dia ou um fim de semana, por exemplo. “Diferente da situação imediata, que tem a ver com o dia a dia, para temporada é preciso começar a divulgação da vaga meses antes do início do trabalho, porque pode envolver questões como deslocamento e até mesmo mudança do futuro colaborador, além de possibilitar um período maior para conhecer o local e os padrões de hospitalidade”, diz.
A consultora também recomenda apostar em ferramentas e treinamentos para ajudar a colocar os novos colaboradores em contato com a visão e os valores da empresa, incluindo a entrega de materiais informativos do local. “São importantes e podem trazer conhecimentos como o significado do nome do restaurante, um desenho com as mesas numeradas e até mesmo regras de conduta e apostila de cardápio. O importante, seja para freela ou colaborador fixo, é passar as informações essenciais para a equipe e, assim, evitar a famosa frase: ‘ninguém me falou isso’”, explica.
Segundo informações da plataforma Gitnux, cerca de 1,57 bilhões de pessoas trabalham como freelancers mundialmente e 46% dessas pessoas concordam que esse tipo de trabalho proporciona mais flexibilidade. Mas há quem enxergue nesta forma de atuação, uma porta de entrada no mercado, já que é uma oportunidade de demonstrar conhecimentos e habilidade na prática enquanto amplia a rede de contatos profissionais. Neste sentido, existe uma demanda de freelancers que sonham ser contratados no final do acordo.
“Ter iniciativa, responsabilidade e comprometimento, além de demonstrar interesse pelo negócio, são algumas das qualidades que serão analisadas no final”, diz a consultoria que conta, ainda, que para essas pessoas que realmente têm interesse pela empresa, a dica é ficar estar aberto a trabalhar em outros setores. “Busque informações sobre os produtos e serviços da empresa e analise outras áreas e novas possibilidades”, acrescenta Carolina.
Atualização e conhecimento
A busca constante por atualização profissional e conhecimentos com participações em cursos e eventos relacionados a área também otimizam a prestação de serviço, algo que tem sido requisitado pelo mercado, seja na atuação em meios de hospedagem quanto na gastronomia como um todo.
Para Daniel Pereira, gerente da Equipotel maior encontro do setor de hospitalidade da América Latina, que acontece anualmente em São Paulo, “a hospitalidade sempre foi o eixo principal do setor e temos visto o interesse cada vez maior dos profissionais no geral, em conhecer novidades, soluções, equipamentos, novas técnicas e serviços que possam ser aplicados na rotina de trabalho, para surpreender e fidelizar os clientes. Estar atualizado no mercado também facilita a adaptação aos critérios de atendimento de cada local”.
Neste ano, o evento acontece entre os dias 19 e 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo e tem papel estratégico para quem busca atualização e quer conhecer as próximas tendências na arte de receber bem antes do início da alta temporada.
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