Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) participou do evento realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Tráfico de Pessoas, comemorado anualmente em 30 de julho. O webinário teve como propósito conscientizar sobre o combate a essa grave questão. Durante o evento, Marcelo Pedroso, diretor de Relações Externas da Associação no Brasil, proferiu uma palestra sobre a responsabilidade da indústria aérea na prevenção do tráfico de pessoas.

Todos os dias, 27,5 milhões de pessoas, equivalente à população de Santa Catarina e Minas Gerais juntas, tornam-se vítimas da escravidão e do crime transnacional no mundo, com 52 dessas vítimas sendo afetadas a cada minuto, principalmente mulheres e crianças. Infelizmente, a rede global de transporte aéreo também é utilizada por traficantes para facilitar suas atividades. 

Em junho de 2018, durante a 74ª Reunião Geral Anual (AGM) da Iata, foi aprovada uma resolução reafirmando o compromisso das companhias aéreas em apoiar governos e a aplicação da lei na prevenção do tráfico de pessoas. Através de conscientização, treinamento de pessoal e denúncia de comportamentos suspeitos, as companhias aéreas se unem no esforço de combater esse crime. 

Marcelo Pedroso destacou a importância dessa iniciativa. “A aviação é o negócio da liberdade, desempenha um papel único na conexão de negócios com mercados, unindo familiares e amigos, reunindo pessoas para resolver problemas, construir entendimento e desenvolver insights globais. Como uma indústria responsável, estamos empenhados e determinados a ajudar as autoridades a erradicar o tráfico de pessoas.” 

Nesse sentido, o setor aéreo tem se empenhado em criar soluções efetivas para coibir esse crime. A Icao/Iata Training, em colaboração com a UNOCHR, desenvolveu uma ferramenta de e-Learning que oferece treinamentos, compartilha práticas recomendadas e relatórios, com o objetivo de capacitar Estados e operadores a entender a questão do tráfico de pessoas, identificar possíveis casos e responder de forma adequada, incluindo a elaboração de relatórios.

Através dessa ação conjunta, o setor busca somar vozes e intensificar os esforços para erradicar o tráfico de pessoas e proteger os direitos humanos. O treinamento e a conscientização são passos fundamentais para enfrentar esse desafio global e garantir um ambiente mais seguro para todos.