A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), afirmou em nota que a combinação de turismo em massa e o aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas colocou Veneza em risco de danos irreparáveis, segundo a TTG Media. Recentemente, diversas cidades europeias tem implementado medidas para mitigar danos do turismo predatório.

A agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo incentivar a melhor preservação do local para as futuras gerações, responsabilizou as autoridades italianas pela “falta de visão estratégica” para resolver os problemas enfrentados pela cidade.

Um porta-voz da prefeitura de Veneza disse à Reuters que eles vão “ler cuidadosamente” a proposta e, em seguida, discutir suas conclusões com o governo italiano.

Veneza tem tomado medidas ao longo de vários anos para enfrentar o turismo excessivo. A proibição de grandes navios de cruzeiro entrar na cidade entrou em vigor há dois anos, impulsionada por anos de pressão e ameaças da Unesco de incluir a Itália em sua lista negra por não proibir os cruzeiros no local considerado Patrimônio Mundial.

No mês passado, Amsterdã deu um passo semelhante, quando o conselho local apoiou planos para reduzir as chamadas de navios de cruzeiro como parte de um esforço mais amplo para reformular a economia turística da cidade.

Veneza também estava prestes a introduzir, a partir de janeiro, uma taxa de €3 a €10 para quem quisesse visitar o centro da cidade, com o preço dependendo da demanda em um determinado dia e horário.