Os turistas brasileiros são de grande importância para os países vizinhos do Brasil. Por este motivo, o Ministério do Turismo do Uruguai realizou evento de comemoração do fortalecimento do mercado brasileiro. Na ocasião, que ocorreu nesta quarta-feira (09) no El Tranvía Parrillada, em São Paulo, a entidade organizou uma rodada de negócios, apresentação dos destinos, desempenho do setor e expectativas.

“Este evento faz parte de uma cadeia de ações que o Uruguai está fazendo no Brasil para atrair ainda mais turistas”, afirma Marina Cantera Nebel, presidente da Cámara Uruguaya de Turismo, em entrevista exclusiva ao Brasilturis. “Estamos atuando especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo e na região Sul, visto que são os principais mercados emissores no país, mas o Ministério do Turismo está rodando por todo o Brasil buscando novos públicos”, acrescenta.

“Temos muitas campanhas de publicidade e ações pontuais planejadas para os próximos meses. Estaremos presentes nas principais feiras, incluindo a Festuris, em Gramado (RS), e a Abav Expo, no Rio de Janeiro (RJ)”, complementa Marina.

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Marina Cantera Nebel, presidente da Cámara Uruguaya de Turismo. Foto: Matheus Alves (Brasilturis)

Conforme divulgado antecipadamente, o Uruguai registrou 1,2 milhões de turistas estrangeiros só no primeiro trimestre de 2023, sendo que 145 mil deles são brasileiros. No segundo trimestre, o número de brasileiros ficou em torno de 116 mil, totalizando 261,5 mil visitantes no primeiro semestre. Para efeito de comparação, o número de turistas brasileiros no Uruguai durante todo o ano de 2022 ficou em 383,2 mil. Isso quer dizer que faltam apenas 121,7 mil para que o destino atinja o mesmo desempenho do ano passado.

Ainda que os números sejam altos, o Brasil está em segundo lugar entre os principais públicos emissores de turistas. “A Argentina lidera em números absolutos de visitantes, com 716,5 mil só no primeiro trimestre. No entanto, este ano os gastos dos turistas argentinos estão muito menores, em função dos problemas que estão passando. Isso faz dos brasileiros ainda mais importantes para nós”, aponta Martin Laventure, diretor geral de Turismo da região de Maldonado. 

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Martin Laventure, diretor geral de Turismo da região de Maldonado. Foto: Matheus Alves (Brasilturis)

Com base nos dados fornecidos, é possível calcular que os brasileiros gastam em torno de 33% a mais que os argentinos, injetando mais de US$ 177,8 milhões na economia do país durante o primeiro semestre de 2023. “Os brasileiros que viajam ao Uruguai possuem poder aquisitivo bastante alto e costumam ter gastos superiores aos demais turistas, incluindo norte-americanos e europeus”, avalia Marina.

Além de gastarem mais, os brasileiros também apresentaram uma mudança de comportamento no pós-pandemia. “Anteriormente, verificamos que os brasileiros costumavam visitar mais os principais destinos, como Punta del Este e Montevidéu. A novidade é que agora estão buscando novos destinos e experiências, como pousadas rurais em lugares mais remotos do país”, conta Marina.

Além disso, segundo Laventure, a mudança de comportamento também se manifesta na distribuição de tempo ao longo do ano. “Embora a temporada de verão ainda seja muito importante, estamos recebendo cada vez mais turistas ao longo do ano todo, até mesmo em períodos de baixa temporada”, reforça o diretor.

“Outro fenômeno interessante é que cada vez mais visitantes estão decidindo se instalar permanentemente em Punta del Este”, revela Laventure. “Isso se deve principalmente à possibilidade de trabalhar remotamente, além do destino ser uma cidade universitária e contar com zonas francas”, finaliza.