O Ministério do Turismo do Uruguai, que participou da 35ª edição do Festuris, está comemorando o sucesso de suas ações de divulgação e promoção turística no Brasil pelo segundo ano consecutivo. Graças a essas iniciativas, o país tem experimentado um aumento significativo no número de turistas brasileiros, não apenas na alta temporada, mas durante todo o ano e em diversos pontos do país. Ao todo, o país recebeu um total de 1,2 milhões de turistas, gerando uma receita de US$ 741 milhões.

Para compartilhar mais detalhes sobre esse crescimento promissor e suas estratégias de promoção, o Ministério do Turismo contará com a participação da Gestora de Divulgação, Mariella Volppe, e da Gestora da Divisão de Gestão Territorial do Turismo, Mónica Lozano, que estarão disponíveis para responder às perguntas da imprensa. Isso inclui a reportagem do Brasilturis que estará presente no evento, que ocorre nesta quarta-feira (09), em São Paulo.

Historicamente, o Uruguai tem como principais mercados emissores a Argentina e o Brasil, seguidos pelo Chile, Paraguai e países europeus, que também têm demonstrado interesse crescente em conhecer o país.

O turismo receptivo experimentou um crescimento notável, registrando um aumento de 11,6% no número de visitantes em relação ao mesmo período de 2019. Os argentinos e brasileiros lideram como os turistas estrangeiros mais representativos, com um aumento de 2,6% e 7,1%, respectivamente, em relação a 2019. Além disso, a análise do Tax Free 22-23 demonstrou um crescimento sustentado das compras de turistas estrangeiros nos últimos meses, com um aumento de 16% entre janeiro e fevereiro de 2023 em relação ao mesmo período de 2020.

Quanto ao turismo emissor, os uruguaios também têm demonstrado uma maior frequência de viagens ao exterior no primeiro trimestre de 2023. No entanto, o saldo entre turismo receptivo e emissor foi positivo para o Uruguai, com um total de US$ 270 milhões.

Outro dado relevante é o aumento significativo do turismo interno, com um aumento de 30% na mobilidade para o turismo interno em relação a 2019, principalmente nas Regiões Centro-Sul e Metropolitana.

A temporada de cruzeiros também foi bem-sucedida no primeiro trimestre de 2023, com um aumento de 12,7% em relação à temporada pré-pandêmica de 2019-2020.

O Ministério do Turismo do Uruguai atribui esse sucesso à sua contínua atividade de promoção turística, tanto internamente quanto em mercados estratégicos, como o Brasil. De acordo com o Departamento de Estatística, o custo médio por pessoa para turistas brasileiros era de 600 dólares por dia, embora isso varie caso a caso, sendo uma média baseada em dados de pesquisas.

Além disso, o Ministério trabalha continuamente para melhorar a conexão aérea do país, especialmente com o Brasil. Para a temporada de 2023, os voos entre o Brasil e Montevidéu e Punta del Este tiveram um crescimento significativo, tanto no número de frequências quanto nas conexões com outras cidades. Essa tendência será mantida e aprimorada para a próxima temporada de 2024, proporcionando viagens convenientes e acessíveis.

O Ministério também realiza campanhas publicitárias ao longo do ano no Brasil, com foco especial na região do Rio Grande do Sul, devido à sua proximidade com a fronteira uruguaia e a frequência de eventos visitados por turistas brasileiros.