A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, reuniu nesta sexta-feira (11) mais de mil agentes de viagens na terceira edição do Agente Tá On, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). Neste primeiro momento, a feira de negócios é voltada para o relacionamento entre participantes e fornecedores, além de capacitações e treinamentos com foco em destinos. Durante coletiva de imprensa pré-abertura, executivos da empresa apresentaram resultados do ano e o que há por vir pelo restante de 2023. 

O evento acontece logo após a divulgação de resultados da Azul Viagens. Entre os dados mais expressivos, está o crescimento de mais de 40% no faturamento no segundo trimestre, frente ao mesmo período de 2022. Este ano, a operadora também verificou aumento de 50% no número de passageiros, além de a companhia ser quatro vezes maior do que era em 2019.

“Estamos ofertando também 80% mais fretados ou dedicados para a alta temporada em relação ao verão do ano passado”, revela Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios da Azul. “É um crescimento super expressivo e de fundamental contribuição para a companhia aérea. Tudo isso graças aos nossos agentes, a divulgação na mídia e toda a comunidade do Turismo, que buscamos fortalecer”, acrescenta.

A alta temporada do ano passado da Azul Viagens chegou a quase 250 mil assentos, do meio de dezembro até o fim de janeiro. Neste ano, a operadora está garantindo 425 mil assentos para o verão de 2023/2024, crescimento de 65%. “Muito disso se deve aos nossos parceiros, que incluem destinos, secretarias municipais e estaduais, hotéis, receptivos, restaurantes, entre outros”, salienta Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da Azul Viagens. 

“Para se ter uma noção, estamos com o dobro do espaço da edição do ano passado, comportando mais de 120 estandes. Mesmo assim, tivemos até briga, pois temos mais parceiros querendo participar do que espaço para oferecer”, conta Giulliana. “Por isso, já temos planejamentos para que a próxima edição seja ainda maior e melhor”, acrescenta a executiva.

Giulliana reforça ainda que esses parceiros não estão aqui apenas para capacitar ou serem capacitados, mas para realizar uma troca de conhecimentos e estreitar o relacionamento. Nesse sentido, a executiva destaca ainda o esforço conjunto da operadora para fomentar o Turismo nacional. “Já demos início a este projeto por meio de conversas com alguns estados, visando mapear e desenvolver novos destinos e oportunidades no país”, revela.

No internacional, Bicudo conta que a Azul Viagens está performando muito bem, em especial em Curaçao. “A demanda  para o destino caribenho está tão alta que estamos implementando uma nova frequência em outubro. Além da rota de final de semana, teremos uma frequência no meio da semana, permitindo viagens menores do que oito dias”, explica.

Giulliana aponta ainda que o modelo de negócio da Azul Viagens garante mais vendas para a baixa temporada com preços mais acessíveis. “Como trabalhamos na composição de produtos, incluindo aéreo, hotelaria, receptivo, entre outros complementos, conseguimos reduzir em até 30% o preço do aéreo e manter o produto na prateleira por mais tempo”, elucida a executiva.

Lojas e parcerias

A Azul Viagens começou este ano com 48 lojas espalhadas pelo Brasil, mas hoje já conta com 62 unidades. A operadora ainda espera ultrapassar a marca de 100 lojas até o final do ano. Vale dizer que o modelo de negócio da empresa não é franquia, mas sim concessão de marca.

“O atendimento ao cliente é padronizado, e a marca atrai naturalmente”, pontua Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens. “A abordagem se baseia em parcerias, evitando a canibalização e promovendo um crescimento sustentável de mercados de origem pouco desenvolvidos. O aumento no faturamento de 2022 para 2023 reflete a eficácia dessas estratégias e parcerias”, complementa.

Segundo os executivos, a estratégia de colocar lojas da Azul Viagens em origens menos exploradas não prejudica as agências, na verdade, gera mais demanda para elas. “A marca em destaque estimula os clientes a viajar e, consequentemente, a buscar agências para atender suas necessidades. A expansão das origens inclui destinos como Cuiabá (MT), Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Sinop (MT), proporcionando voos diretos e eliminando a necessidade de conexões”, reforça Bezerra.

O executivo destaca ainda a importância deste modelo para facilitar a conexão direta de voos, melhorando a experiência dos clientes. “A parceria com agências de viagens é essencial para vender e promover os destinos. A estratégia se mostrou eficaz em cidades como Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG), onde voos foram adicionados e a ocupação cresceu. Essa colaboração promove o crescimento conjunto, gerando empregos e ampliando o mercado”, enfatiza o executivo.

A estratégia da Azul Viagens também inclui serviços de suporte e atendimento ao cliente, independente de qual for o problema ou dificuldade do viajante. “O lançamento do Anfitrião foi muito bem aceito, inclusive por outras empresas do setor. Esse tipo de abordagem facilita o trabalho dos agentes, aumenta a comodidade para os clientes e contribui para o crescimento do negócio como um todo”, finaliza Giulliana.

O evento também foi momento de lançamento da campanha de premiação dos agentes de viagens e do feirão de vendas, que está previsto para acontecer no sábado (12).