A Accor está colocando à venda um bloco com 30 prédios de sua rede de hotéis na América do Sul, de acordo com o Valor Econômico. O mandato está com o Itaú BBA e a iniciativa deve atrair fundos imobiliários.

O pacote de ativos faz parte da AccorInvest, negócio que foi separado da rede de hotéis do grupo francês Accor e deve tornar mais leve o balanço da multinacional, além de conseguir aproveitar um momento de mais apetite desses fundos e pegar a carona com a retomada tanto do turismo quanto das viagens executivas.

O Grupo Accor tem a rede de hotéis e também detém 30% da AccorInvest, que administra os ativos imobiliários. Em comparação ao que Accor tem no Brasil, o pacote de ativos à venda ainda é tido como pequeno. No mundo, são mais de cinco mil hotéis, mas hoje grande parte dos edifícios não está mais nas mãos do grupo. No país, a rede trabalha com marcas como Sofitel, Mercure e Novotel.

A venda dos prédios segue a tendência já consolidada no país por redes de varejo e grandes hospitais, que vendem sua estrutura física e depois alugam por meios de contratos de longo prazo, conhecido como operação de “sales e leaseback” no mercado financeiro.

A AccorInvest opera um portfólio de mais de 750 hotéis próprios e alugados em 26 países na Europa, América Latina e Ásia. Na América Latina, 44 hotéis em segmentos de luxo e econômicos, somando um total de 7.400 quartos. Esses ativos estão no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.

Em junho deste ano, a Accor anunciou a venda de sua sede em Paris, por 460 milhões de euros. Conhecido como Sequana Tower, a venda do ativo foi considerada uma das maiores transações de escritórios na Europa e a maior da França. A rede francesa vai arrendar o espaço por 12 anos. Em 2022, a companhia registrou faturamento global de 4,2 bilhões de euros e fechou o ano como o melhor da história.

Procurada pelo Valor Econômico, a AccorInvest disse, por meio de sua assessoria, “que regularmente estuda oportunidades de mercado e opções estratégicas alinhadas com seus objetivos”. Contudo, neste momento a companhia não irá comentar o assunto.