Com o propósito de aprimorar o processo decisório em situações de incidentes ou acidentes aeronáuticos ocorridos na pista de pousos e decolagens ou áreas próximas, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP), conduziu um exercício simulado nesta quarta-feira, 16 de agosto. Esse exercício teve como alvo a capacitação de equipes do aeroporto, órgãos públicos e companhias aéreas, abordando a possibilidade de interdição da pista devido a um incidente com uma aeronave.

Denominado de “Projeto Retomada Operacional”, este exercício desempenha um papel fundamental na preparação da retomada das operações aeroportuárias. O projeto, realizado em conformidade com a legislação vigente e por orientação da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), busca em conjunto com os principais atores do sistema de aviação civil brasileiro desenvolver diretrizes técnicas que auxiliem no processo de retomada das condições operacionais mínimas de uma pista após a interdição parcial causada por um incidente ou acidente aeronáutico na pista de pouso e decolagem ou áreas adjacentes.

O exercício simulado, conhecido como “Exercício Simulado de Mesa (Tabletop)”, foi planejado de modo a não interromper as operações reais da pista de pousos e decolagens. O objetivo principal foi identificar necessidades técnico-operacionais relacionadas ao tema “remoção de aeronaves” e à retomada das operações aeroportuárias em situações de interdição.

Diversas entidades participaram diretamente do simulado, incluindo a Central de Acionamento e Monitoramento Eletrônico de Segurança (CAMES), o Centro de Operações de Emergência e Gerenciamento de Crise (COE-CGC), equipes do aeroporto, serviço de salvamento e combate a incêndios, bem como outras áreas operacionais e de gerenciamento. Além disso, representantes de companhias aéreas e órgãos regulatórios também foram convidados a participar como observadores, contribuindo para um amplo cenário de colaboração.

O cenário do exercício simulado envolveu um incidente aeroportuário no qual uma aeronave da Azul, modelo ATR-72, teve um colapso no trem de pouso principal direito ao pousar na cabeceira 15 do aeroporto, ocasionando danos no pavimento ao longo de aproximadamente 700 metros.

Nos próximos dias, um relatório detalhado será elaborado e submetido à ANAC para mapear as oportunidades de aprimoramento e registrar as lições aprendidas. Este relatório contribuirá para atualizar a documentação e os planos do Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária (SREA) de Viracopos, fornecendo insights valiosos para aprimorar a preparação e as ações em casos de contingência.