O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, a principal distinção em turismo sustentável no Brasil, está com as inscrições abertas até o dia 4 de setembro. A extensão do prazo visa atender a demanda de interessados e pré-inscritos que solicitaram mais tempo para finalizarem seus cadastros.

Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA, destacou: “Nosso prêmio foi criado para incluir, agregar e unir o setor em prol de um Turismo mais responsável e sustentável, por isso, acatamos os pedidos por um prazo maior, para que cases que têm muito potencial possam fazer parte desse ecossistema.”

O Prêmio, que já completou 11 anos, recebeu mais de mil iniciativas inscritas e premiou 104, provenientes de todas as regiões do Brasil.

Nesta décima primeira edição, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade está reorganizando suas categorias e valorizando as experiências e a gestão voltadas para a sustentabilidade. Além disso, destaca projetos inovadores, iniciativas de comunicação e trabalhos acadêmicos, com foco na construção de um turismo mais sustentável.

A entrega do prêmio ocorrerá na segunda quinzena de novembro. Para mais detalhes sobre as categorias, processo de seleção e critérios de avaliação, os interessados podem acessar o link: https://tinyurl.com/RegulamentoPBS2023. Em caso de dúvidas, podem contatar através do e-mail: [email protected].

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade busca incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que representem as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo brasileiro, abrangendo os aspectos social, ambiental e econômico, em linha com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O processo de seleção foi otimizado para proporcionar aos interessados uma candidatura mais simplificada nas primeiras fases. A avaliação considera critérios como abrangência, replicabilidade, relevância, inovação, coerência, impacto e contribuição para a mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas.

As categorias são divididas entre Gestão/Governança e Experiência/Produto, com destaque para iniciativas inovadoras, trabalhos de comunicação e pesquisas acadêmicas que contribuam para um turismo mais sustentável. O prêmio foca nas ações inscritas, representando as melhores práticas em sustentabilidade no setor de turismo.

As iniciativas vencedoras receberão reconhecimento público por meio das redes sociais da Braztoa, terão direito à hospedagem compartilhada e alimentação no destino da premiação, e serão agraciadas com certificados, troféus e badges digitais. Além disso, os vencedores farão parte da Rede Braztoa de Sustentabilidade.

As menções honrosas e destaques receberão reconhecimento dos jurados por sua importância no setor, mas não terão direito à premiação.