Em meio à diversidade do Cerrado, na Serra do Espinhaço, no interior de Minas Gerais, está a Pousada Raiz Parque, uma das mais novas a participar da Associação Roteiros de Charme – que recentemente promoveu uma campanha para viajantes conscientes. Reserva Particular de Patrimônio Natural, o espaço, que fica em Couto Magalhães de Minas, a 56km da cidade de Diamantina, tem 13 tipos de acomodações onde o hóspede pode interagir diretamente com o ambiente e com privacidade.

Na grande extensão de relevo acidentado, adornado por rochas de quartzo, os visitantes podem desfrutar de 3 cachoeiras, várias nascentes e uma piscina natural de água refrescante, todas acessíveis por meio de caminhadas, evitando assim a entrada de veículos que poderiam impactar na área da reserva. A Raiz é vizinha do Parque Estadual do Rio Preto, em Minas Gerais, e tem uma trilha saindo da porta da pousada até o parque.

A decisão de construir a Raiz Parque neste santuário reconhecido como a “caixa d´água do Brasil”, porque está situado onde nascem as águas que abastecem as principais bacias hidrográficas do país, veio acompanhada da consciência de que a área deve ser preservada. “Somos um parque que cuida e preserva uma área grande de um dos biomas mais importantes do Brasil: o Cerrado! Cuidamos das nascentes, e até a nossa piscina é de água corrente e sem cloro, assim como a água utilizada na pousada, que vem toda direto das nascentes. Os nossos amenities são orgânicos e em barra!” destaca Claudia Narciso, responsável pela Raiz Parque.

A área do empreendimento conta com grande diversidade de plantas e animais, além de espécies ameaçadas de extinção, como tamanduá-bandeira, tatu-canastra, jaguatirica e diversos primatas. A preservação do bioma também facilita a observação de uma rica variedade de pássaros, como pavão do mato, papagaio-do-peito-roxo e araponga. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de apreciar pinturas rupestres.

Para Cláudia, a sustentabilidade está na alma da Pousada Raiz Parque. “Aqui tudo é feito pensando na preservação, desde a pintura, que é com a terra local, até a decoração. Nós priorizamos a compra de produtos locais como, frangos, carnes de porco, linguiças, hortaliças, queijos e requeijões, doces e frutas da estação. Adquirimos o artesanato da região, como os bordados à mão, feitos com buchas naturais etc. Somos hoje uma referência para os pequenos produtores. E apoiamos as vinícolas locais, que têm apresentado ótimo vinho”, comemora.

Na pousada, o material que não pode ser utilizado na compostagem, como plásticos e vidros, é levado até o município de São Gonçalo do Rio Preto para ser descartado no lugar apropriado.