Foz do Iguaçu é uma das cidades brasileiras que mais recebem visitantes estrangeiros do país. Somente de janeiro a agosto de 2023, mais de 510 mil pessoas de 143 nacionalidades passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu. E para contribuir na fundamentação e embasamento de ações estratégicas e assertivas, o destino destaca a importância de uma rede de dados do setor.

Por isso, o destino já está utilizando o Painel de Dados do Turismo, ferramenta de inteligência de dados lançada recentemente pela Embratur e o Ministério do Turismo, em parceria com a Polícia Federal, Banco Central e Anac. No momento, a plataforma contém três categorias e reúne dados atualizados de entrada de turistas, movimentação financeira e malha aérea internacional.

“Quando se é planejado o futuro de um destino e de uma região, além de uma análise do cenário, busca-se dados que embasam e norteiam decisões estratégicas”. A afirmação é da diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello.

“Foz do Iguaçu é um destino que atrai turistas do mundo todo e atua no mercado com precisão, por isso entender a constante mudança no perfil do turista e na forma de compra, nos permite atuar com assertividade e atrair resultados a curto e médio prazos”, comenta Elaine.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o perfil do consumidor de turismo tem se transformado após a pandemia. Todas as mudanças no estilo de vida da sociedade em geral trouxeram novas formas de vivenciar atividades turísticas e de lazer, abrindo oportunidades para novos negócios no setor. Assim, cidades que entenderem rapidamente essas novas tendências, terão mais chances de ‘sair à frente’ das demais para alavancar o turismo local e regional.

Segundo Tenerello, a plataforma de dados é uma ferramenta de apoio a todos os profissionais e empresas que se relacionam com o turismo como setor econômico.

De acordo com a Embratur, a plataforma receberá atualizações em breve, tornando a ferramenta de inteligência de dados mais completa para ser utilizada pelo trade. Nos próximos meses, a plataforma será atualizada com detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea. O painel contará com dados, como: a antecedência na compra de passagem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, além das conexões utilizadas por estes turistas internacionais antes de chegar ao destino final.