Dados da pesquisa Selo Belta 2023, divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), mostram um aumento de 18% no número de jovens que foram ao exterior para estudar em 2022, em comparação com o cenário pré-pandêmico de 2019.

Essa tendência destaca o crescente desejo dos brasileiros de expandir seus horizontes educacionais em uma paisagem global cada vez mais integrada, onde a educação internacional não é apenas valorizada, mas muitas vezes essencial para um currículo robusto. Nesse contexto, estudar no exterior torna-se não apenas uma aventura pessoal, mas uma estratégia para se capacitar com as habilidades e experiências exigidas pelo mercado de trabalho.

A Europa tornou-se um destino cobiçado para a educação. As razões variam desde a chance de estudar em instituições centenárias até a oportunidade de imersão em uma diversidade cultural incomparável. Diante disso, São Paulo sediará um evento que pretende ser o guia definitivo para aqueles que consideram o continente como seu próximo destino acadêmico: a feira Study in Europe Brasil.

No dia 28 de outubro, os visitantes interessados encontrarão uma variedade de opções, com representantes de 41 universidades e agências de 15 países europeus. Além das universidades, agências de promoção nacionais como “Estudar na Áustria” e “Estudar na Finlândia”, bem como embaixadas como a Embaixada da Suécia em Brasília (DF), fornecerão informações valiosas sobre os sistemas nacionais de ensino superior europeu aos interessados.