Após quatro anos, a Embratur volta a participar da TTG Travel Experience – a principal feira de promoção do turismo na Itália. O foco da agência será a promoção da diversidade dos destinos turísticos brasileiros, dando ênfase aos produtos que valorizam a cultura e que respeitam valores de sustentabilidade. O evento teve início nesta quarta-feira (11), e seguirá até a próxima sexta (13), na cidade italiana de Rimini.

O estande da Embratur na feira conta com a participação de 13 coexpositores brasileiros. Uma das atrações é o cooking show, que será realizado para os visitantes conhecerem parte da diversidade da gastronomia brasileira. A famosa caipirinha também será servida aos representantes do trade do turismo italiano. A TTG Expo 2023 – TTG Travel Experience está na 60ª edição, e reúne operadores turísticos, companhias aéreas, setor hoteleiro, agentes de viagens, operadores de ônibus e agências de fomento da área.

“Estamos muito felizes em voltar à principal feira de promoção do turismo da Itália apresentando um Brasil que voltou, que tem compromisso com a sustentabilidade, um país diverso e inclusivo, de braços abertos para o mundo, com uma grande diversidade de destinos de sol e praia que o turista italiano conhece e sempre volta, mas também tem muita cultura, ecoturismo, gastronomia. Há um Brasil diferente e inacreditável para cada perfil de turista. É isso que estamos levando para a TTG”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

No estande do Brasil, será relançada a rota aérea que conecta italianos ao Rio de Janeiro, com voos diretos pela Ita Airways. A partir do dia 29 de outubro, a rota irá ligar o Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci, o mais movimentado da Itália, ao RIOGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim. Neste ano, 80.595 italianos desembarcaram no Brasil.

Galeria Visit Brasil – Roma

Ainda em terras italianas, a Embratur realiza, entre os dias 12 e 14 de outubro, mais uma edição da Galeria Visit Brasil. Em Roma, a iniciativa inédita da Agência irá promover destinos turísticos brasileiros por meio de experiências imersivas e sensoriais, com uma programação que contempla artesanato, moda, gastronomia, música e cultura do nosso país. Entre as atrações, está a mostra intitulada “Nós: Gilberto Gil ilustrado por Daniel Kondo”, que conta com 34 reproduções de desenhos de Kondo inspirados nas letras de canções de Gilberto Gil.

Durante os dois dias, visitantes vão poder experimentar cafés brasileiros, dançar o típico forró brasileiro e conhecer a cultura do Brasil mais de perto. Haverá atrações culturais com capoeira e forró. O grupo brasileiro Chorobodó apresentará o som do frevo brasileiro. O Chef Marcelo Cotrim apresentará a gastronomia regional do Pantanal, em uma ação em parceria com o Sebrae-MT, que busca promover o destino turístico brasileiro no exterior. Cotrim será responsável por preparar o prato de carne seca com mandioca. Já a Chef Ana Carla de Jesus Carvalho vai mostrar aos visitantes como se faz o famoso feijão tropeiro brasileiro.

Além disso, poderão acompanhar o vídeo Amazônia Viva, um convite para uma experiência imersiva, em 360°, pela região do Rio Tapajós, na Amazônia. A experiência de 10 minutos é realizada com óculos de realidade virtual. A liderança indígena cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuáguia, conduzirá o espectador pela viagem virtual no bioma Amazônico. A produção é da Inter-religiosas pelas Florestas Tropicais (IRI-BRASIL), com roteiro e direção do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes. Os visitantes são convidados a vivenciar a energia, os encantos e os sons da maior floresta tropical do mundo.