Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela Clia Brasil, Aldo Leone, CEO da Agaxtur, e Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado da Bahia, destacaram a importância dos destinos na experiência dos cruzeiros marítimos e o papel fundamental dos agentes de viagens na venda dessas experiências.

Bacelar ressaltou a necessidade de integração entre governos, trade turístico e sociedade civil para proporcionar uma experiência completa aos turistas. Ele enfatizou que um destino só não constrói um cruzeiro marítimo, sendo essencial ter uma rede de destinos preparados para receber os viajantes. Além disso, destacou a importância do trabalho de receptivo e promoção dos destinos para garantir uma experiência positiva desde a chegada do turista.

Por sua vez, Aldo Leone enfatizou a relevância do destino no contexto internacional, comparando a venda de cruzeiros marítimos no Brasil e no exterior. Ele destacou a importância de entender o perfil do cliente e oferecer um destino adequado às suas preferências, ressaltando a diversidade de opções oferecidas pela Agaxtur. “A importância do destino no Internacional é enorme e o equipamento vem junto”, afirma, ressaltando a necessidade de capacitação dos agentes de viagens para vender não apenas a temporada brasileira, mas também destinos internacionais.

O secretário de Turismo complementou essa ideia, destacando que a Bahia é um destino para todos os perfis, oferecendo uma experiência diversificada que atende desde casais até famílias. Ele ressaltou a importância da infraestrutura e segurança nos destinos turísticos, garantindo uma experiência tranquila e enriquecedora para os visitantes.

Leone também destacou a importância das ferramentas digitais no processo de venda de cruzeiros marítimos. Ele ressaltou que, atualmente, as ferramentas digitais desempenham um papel fundamental, substituindo em parte o conhecimento humano prévio. “Antigamente, nossa principal ferramenta era nossa mente. Hoje, temos ferramentas digitais que nos ajudam a oferecer um serviço mais completo e eficiente”, enfatiza.

Ainda de acordo com o CEO da Agaxtur, essas ferramentas permitem aos agentes de viagens visualizar a duração dos cruzeiros, os dias de embarque e desembarque, facilitando a escolha do melhor pacote para o cliente. Além disso, ressaltou a importância de considerar diversos fatores na hora de recomendar um cruzeiro, como o tipo de navio, o destino e a duração da viagem, para proporcionar uma experiência única e satisfatória ao cliente.

Ambos os especialistas concordaram que os agentes de viagens desempenham um papel crucial na venda de cruzeiros marítimos, sendo essencial que estejam capacitados e atualizados sobre as opções de destinos e experiências disponíveis para oferecer o melhor serviço aos seus clientes.