A Kleos Tourism – Segredos da Turquia, primeira operadora oficial fundada por uma brasileira para atender brasileiros no país, divulga experiências que vão muito além dos passeios de balão e visitas às propriedades esculpidas nas cavernas da Capadócia. São roteiros pensados para brasileiros que exploram os rituais tradicionais em experiências místicas, visitas à monumentos e em vilarejos pouco visitados e muitas outras opções.

“Sempre pensamos em sair do óbvio, proporcionar momentos memoráveis e positivos que criamos de forma personalizada. Temos diversas possibilidades incríveis na região, que ainda são desconhecidas pela maior parte dos brasileiros, e que vamos agregando em nossos roteiros ou que se transformam em experiências sensoriais para os nossos clientes”, enfatiza Simone Karaatli, proprietária da agência, brasileira e cidadã turca, que vive na Capadócia há 11 anos. Para agregar ao portfólio, ela faz, pessoalmente, visitas técnicas frequentes a lugares que os turistas brasileiros não costumam visitar.

Uma das novidades oferecidas pela agência para o inverno turco deste ano, que começa em dezembro, são os piqueniques na neve. “Na Turquia existe a cultura do piquenique, que é uma de nossas experiências mais reservadas durante o verão e a primavera. Inovamos com o piquenique adaptado às baixas temperaturas e a neve, quando o viajante poderá provar uma variedade de caldos e sopas turcas, as bebidas quentes como o Salep, os chás, pães e a pastelaria típica da região. Instalamos um domo geodésico transparente (cúpula) em um ponto exclusivo, com aquecimento e decoração típica especialmente para estes momentos. A paisagem e o contexto são simplesmente surreais”, revela Simone.

Outra atração é o Roteiro História da Comida Turca com Menu Degustação – uma sequência roteirizada de pratos da culinária turca contando a história de cada um deles, de maneira surpreendente. A experiência é privativa e acontece em uma cozinha caverna.

O portfólio da Segredos da Turquia inclui ainda experiências místicas únicas, propondo uma viagem pelos segredos, rituais e tradições da cultura turca, além dos passeios tradicionais. Os turistas recebem portfólio temático surpresa – ou turismo às cegas – para combinar com os passeios escolhidos, pensados exclusivamente para o seu perfil, além de material de orientação sobre como aproveitar e vivenciar melhor cada experiência. “Nossa proposta é inovar na forma criativa e imersiva de se fazer turismo”, complementa Simone Karaatli.