A Convenção Europamundo 2023 teve início no sábado (28) na cidade de Évora, em Portugal. Com apoio institucional do Visit Portugal, Visit Alentejo e Centro de Portugal, Alejandro de la Osa, CEO da empresa, abriu o encontro propondo uma reflexão sobre o atual momento e a importância da indústria do turismo.

“Estamos vivendo dias de guerra e de ódio, vendo terras em disputa. O fato é que o mundo está confuso e nosso mais profundo desejo é de que a tolerância que existe nesta sala, com mais de 40 nações representadas, seja expandida. Aqui, assim como em nossa indústria, somos capazes de coisas consideradas impossíveis”, disse.

Entre os presentes, estavam Shinji Kamio, CEO do JTB, do qual a Europamundo Vacaciones faz parte, que disse “As vendas bateram recordes mundiais de US$ 2 milhões este ano, aí inseridas as projeções de novembro e dezembro.”; Enquanto Lídia Monteiro, do Conselho Diretivo de Turismo de Portugal, o Visit Portugal, falou sobre o crescimento do fluxo de turistas (37% a mais este ano em relação a 2019) e o recente reconhecimento do paós como o melhor destino da Europa;

Com um total de 164.484 passageiros embarcados em 2023, inserindo as previsões de novembro e dezembro, a Europamundo comemora o crescimento ante a 2019, quando a companhia embarcou 141.470 passageiros, o que representa um crescimento de 14%. “Os números são resultados do trabalho em conjunto realizado com os operadores de todo o mundo e questão presentes aqui neste encontro”, reforçou Alejandro ao citar as presenças de operadores de todos os continentes.

Das Américas, destaque as presenças de representantes da Argentina, Paraguai, Guatemala, Nicarágua, República Dominicana, Porto Rico, México e Equador, além do Brasil, que marcou presença com uma comitiva representada pela Agaxtur, CVC, FRT, Incomun e Schultz.

Lançamentos

Entre os lançamentos da Convenção Europamundo 2023, destaque para a temporada de cruzeiros fluviais, com 35 novos itinerários, e a pré-venda até março de 2025. Novas rotas para Arábia Saudita foram lançadas com saídas mensais e seus roteiros atualizados, assim como no Egito, Israel, Palestina e Irã. “As incertezas naturalmente resultantes dos conflitos preocupam a todos nós”, disse Luis Garcia, fundador da Europamundo. Na Europa, Garcia apresentou quase 50 novos roteiros na França, Itália e Espanha, entre outros países.

Para além de roteiros, a Europamundo também apresentou novidades e investimentos em tecnologia da informação, que incluem estudos sobre tendências, lançamento de ferramentas que trazem novas oportunidades comercial e de marketing, apresentação de novo APP, detalhamento de novas funcionalidades administrativa e de sistema de previsão de vendas mundiais.

A parceria com o portal Wikitravel AI, desenvolvido a partir do Brasil e de Portugal pela TZ Systems, também foi destacada. Direcionado a viajantes e profissionais da indústria, o sistema é totalmente gratuito, alimentado por inteligência artificial e permite a colaboração de órgãos oficiais de turismo, que contribuem com informações, fotos e vídeos oficiais sobre seus destinos.

“Hoje, quando você faz uma pesquisa sobre a história e os atrativos turísticos de um destino, ela resulta em muita informação vinda de diferentes canais, o que demanda tempo para filtrar os dados oficiais mais confiáveis”, pontua Fabiano Simm, da TZ Systems. “O executivo reforça que, apesar de já ser usado para isso, o ChatGPT esbarra em algumas limitações – a começar pela própria consulta. “O ChatGPT conta uma história que, às vezes não é bem a realidade. Assim, se existirem falhas, os órgãos de turismo podem corrigir no Wikitravel e dialogar com a inteligência artificial, levando uma informação mais verídica para o usuário”, complementa.

Compensação de carbono

As 315 toneladas de gás carbônico geradas pela viagem dos quase 300 participantes da edição 2023 da Europamundo serão compensadas, segundo informações dos representantes da Fundação Europamundo. A Fundação soma quase 200 projetos e a marca de mais de 300 mil pessoas beneficiadas na América Latina, África, Europa e Oriente, entre outras, nas áreas de esportes, meio ambiente e educação, além de saúde, saneamento básico e alimentação.

Nesta edição, o Brasil foi eleito o país que receberá os benefícios da compensação: além dos benefícios ambientais, os projetos têm benefícios sociais para as comunidades locais onde estão inseridos.