A Resorts Brasil, que representa os principais resorts do país, lançou a 9ª edição do relatório “Radar Resorts Brasil”, trazendo atualizações sobre o desempenho do segmento. Esta nova edição encontra-se acessível na seção de estatísticas do site oficial da associação. O relatório foi elaborado em colaboração com empresas especializadas como JLL, myHotel, Senac e STR.

O informativo da associação conta ainda com o acompanhamento e curadoria do Comitê de Inteligência de Mercado da associação, formado pelos profissionais: Edman Aquino, gerente de Estratégia e Inovação da AVIVA, Daniela Rocco, diretora comercial do Costão do Santinho, Diego Garcia, diretor de Vendas e Marketing do Jurema Águas Quentes, Maitê Teixeira, gerente de Vendas do Cana Brava, Priscila Domit, diretora de Vendas, Marketing e Vacation Club do Royal Palm Plaza e Rodrigo Vaz, diretor de Vendas do Grupo Fasano.

Ao comparar os dados do setor de aviação do terceiro trimestre entre 2019 e 2023, a entidade verificou que o volume de passageiros domésticos em 2023 já atingiu o volume de 2019, enquanto o volume de passageiros internacionais de 2023 está muito perto dos valores pré-pandêmicos de 2019. No entanto, é importante ressaltar que alguns destinos não recuperaram a oferta de voos existente em 2019, o que mostra que há uma oportunidade do segmento superar os indicadores pré-pandemia conforme a malha aérea for se recompondo. Essa recomposição, segundo a Resorts Brasil, é muito importante para ajudar no fortalecimento dos destinos e recuperação dos produtos pós-pandemia.

Referente aos dados de desempenho do setor no terceiro trimestre de 2023, há uma recuperação geral tanto no TrevPor quanto no TrevPar, com exceção do mês de agosto em comparação com o ano de 2022. Nos meses de agosto e setembro, houve uma diminuição na taxa de ocupação dos resorts, porém os dados acumulados do terceiro trimestre permaneceram estáveis. Em linhas gerais, assim como observado na última edição do Radar, nota-se tendências de desaceleração do crescimento, o que vai exigir que os resorts repensem suas estratégias para manter seus resultados em 2024.

“Na minha percepção, o crescimento do TrevPor nos últimos anos se deve à retomada e fortalecimento dos eventos corporativos nos resorts, dado que nesse ano estamos tendo receitas maiores em PDV´s que nos últimos anos não estava ocorrendo”, afirma Maitê. “Já o crescimento do TrevPar se deve possivelmente à mudança da postura dos resorts em buscar novas receitas alterativas além da receita de hospedagem”

“Os resorts estão trabalhando receitas efetivas através de serviços vips e venda de novos serviços e produtos, antes não muito explorados”, continua a gerente de Vendas do Cana Brava. “Sobre a taxa de ocupação comparando 2021 x 2022 tivemos um bom crescimento dado pela retomada do turismo interno e demanda reprimida, já para a análise de 2022 x 2023 podemos concluir que em 2023 os resorts brasileiros passaram a ter muito mais concorrência com pacotes internacionais e uma procura mais estabilizada por viagens em geral, além das sazonalidades voltarem a ser mais perceptíveis”, complementa Maitê.

“A reputação dos resorts vem numa crescente ao longo do ano de 2023, evidenciada por um aumento na pontuação geral, que passou de 4,40 no primeiro trimestre para 4,53 no terceiro. Destaque neste último período para a pontuação atribuída ao tópico serviço, o qual, mesmo em período de alta ocupação nos resorts durante o mês de julho, teve crescimento”, salienta Amanda Pereira, gerente de RM e Distribuição do Grupo Tauá.

“Este feito reflete o compromisso dos Resorts em proporcionar uma experiência de qualidade, percebida e avaliada positivamente pelos hóspedes”, acrescenta Amanda. “Considerando os desafios que se apresentarão no próximo ano, é essencial mantermos uma percepção positiva de valor por parte do cliente, assegurando a entrega contínua de serviços que atendam às expectativas, visando sustentar nosso crescimento em diária média”, completa.

Com o Radar, a Resorts Brasil visa sensibilizar os associados para a importância de acompanhar e analisar os dados do segmento, fornecendo suporte para que os resorts possam aprimorar suas estratégias de maneira eficaz.