A SITA anuncia que sua solução eWAS está, a partir de agora, implantada em toda a frota da Swiss International Air Lines (Swiss). A novidade permite que os  pilotos antecipem e evitem condições climáticas adversas, como turbulências. O SITA eWAS é, atualmente, o único aplicativo digital de reconhecimento climático no mercado que agrega diversas fontes meteorológicas para maior precisão e confiabilidade nas previsões.

Cada vez mais companhias aéreas estão optando por soluções digitais de reconhecimento de clima para ajudar os pilotos a planejarem melhor o trajeto e evitar condições severas. Isso maximiza a segurança a bordo, demonstrando a importância das informações meteorológicas em tempo real e da detecção de turbulência durante o voo.

Os radares meteorológicos de bordo atuais não conseguem detectar turbulências de ar claro, quando a atmosfera apresenta estabilidade estática. Sendo assim, a previsão de turbulência nas cartas meteorológicas, usadas nos dias de hoje na aviação, não é detalhada ou precisa o suficiente em termos de tempo (temporalmente) e espaço (espacialmente).

A solução eWAS, da SITA, oferece às companhias aéreas, como a Swiss, maior confiabilidade e precisão na previsão desse fenômeno. Além disso, a tecnologia contém uma previsão de alta resolução feita com base no serviço meteorológico da Alemanha, o Deutscher Wetterdienst (DWD), entre muitas outras fontes. A SITA eWAS também exibe medições de turbulências em tempo real de outras aeronaves em todo o mundo, semelhante ao relatório de congestionamento de tráfego rodoviário para mapas de ruas. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) também reúne esses dados com medições feitas por aeronaves da Swiss.

A previsão meteorológica do aplicativo multi-feed é apresentada aos pilotos por meio de uma interface de fácil utilização com previsões meteorológicas em 4D de alta resolução, permitindo que os profissionais visualizem planos de voo para as condições climáticas em tempo real. Com isso, a solução equipa os pilotos com uma imagem avançada e abrangente do tempo, aumenta a capacidade de detectar turbulências no ar e os capacita em adaptar as rotas de voo, caso seja necessário. Isso significa voos mais seguros, confortáveis e redução do risco de interrupções climáticas.

“Escolhemos SITA eWAS porque o aplicativo oferece uma visão avançada e abrangente da situação meteorológica – tanto durante o planejamento do voo quanto durante o voo. Estamos satisfeitos por podermos gerenciar os dados meteorológicos de uma forma mais precisa para a nossa tripulação no cockpit e, como resultado, aumentar ainda mais a segurança de voo e o conforto dos nossos passageiros”, afirmou Stefan-Kenan Scheib, chefe de Operações de Voo da SWISS.

“Com soluções como SITA eWAS, equipando os pilotos para evitar as turbulências, a SWISS pode passar mais tempo voando e menos tempo lidando com interrupções”, completou Yann Cabaret, CEO da SITA para Aeronaves.

Para mais informações, acesse o site.