Como parte do prêmio anual Aviation Excellence Awards, realizado em Abu Dhabi, o Centro para a Aviação (CAPA) reconheceu a Avianca como “Airline Turnaround of the Year”. A Avianca foi premiada pela reinvenção de seu modelo de negócios, por sua recuperação nos últimos três anos desde sua reestruturação, bem como por seus resultados operacionais e pelo fato de a empresa agora fazer parte de um grupo de companhias aéreas que se destacam na América Latina.

“A reviravolta da Avianca foi o resultado do trabalho árduo e do comprometimento de cada um de nossos 13 mil funcionários; da confiança de nossos investidores, que nos confiaram seu capital e nos permitiram construir e capacitar uma equipe de gestão de classe mundial para reinventar a Avianca; do apoio de nossos parceiros, incluindo agências de viagens, fabricantes de equipamentos, locadores, fornecedores, aeroportos e autoridades; e, é claro, da lealdade e o comprometimento de nossos passageiros, que colocam suas viagens em nossas mãos todos os dias”, declara Adrian Neuhauser, CEO da Avianca.

“Somos gratos a todos por seu papel fundamental em nosso sucesso e esperamos trabalhar juntos por muitos anos. Um agradecimento especial à CAPA por esse reconhecimento, que é extremamente significativo para o nosso corpo diretivo, pois deixamos nossos anos de reestruturação para trás”, acrescenta o executivo da companhia aérea que fez movimentações na liderança recentemente.

A CAPA destacou como uma “conquista notável” da equipe de gestão da Avianca o fato de ela ter conseguido reestruturar e restaurar a segunda companhia aérea comercial mais antiga do mundo, ao mesmo tempo em que enfrentava uma pandemia. O centro ressaltou ainda que, após a reestruturação, a Avianca emergiu como uma empresa mais enxuta, ágil e focada, com níveis de endividamento substancialmente reduzidos, atraindo novos investimentos. A mudança em seu modelo operacional tornou-a competitiva dentro das Américas, mantendo parte de seu foco diferenciado em rotas internacionais.

O Centro de Aviação, por fim, reconheceu o trabalho colaborativo entre a Avianca e a Gol no âmbito do Grupo Abra, uma estratégia mais ampla que foi desenvolvida pelas duas companhias e que lhes permitirá competir melhor na América Latina. A associação combina a ampla conectividade da Avianca na Colômbia, América Central e Equador, como a principal companhia aérea, com a liderança de mercado da GOL no Brasil, a maior da região.