VisitEngland lançou na última quinta-feira (30), seu novo ‘Conjunto de Ferramentas Acessíveis e Inclusivas para Empresas de Turismo’ na Inglaterra. O conjunto de ferramentas inclui orientações práticas sobre oferecer uma recepção inclusiva, projetar edifícios acessíveis, empregar pessoas com deficiência e criar informações de acessibilidade de qualidade. A entidade também revelou lenta recuperação de atrações mais cedo neste ano.

“É a ambição do governo que o Reino Unido se torne o destino turístico mais acessível da Europa até 2025, conforme estabelecido em nosso Plano de Recuperação do Turismo”, afirmou Sir John Whittingdale, ministro do Turismo da Inglaterra. “O VisitEngland desempenha um papel crucial em liderar a indústria em direção a alcançar isso. Seu trabalho nesse espaço é respeitado não apenas nacionalmente, mas internacionalmente. Eu apoio muito o novo conjunto de ferramentas e espero que se torne o recurso principal para empresas da economia de visitantes em toda a Inglaterra”, acrescenta.

“Este conjunto de ferramentas promoverá a inclusão de pessoas com deficiência em toda a indústria do turismo, então é apropriado vê-lo ser lançado antes do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência neste domingo”, pontua Tom Pursglove MP, ministro para Pessoas com Deficiência. “O governo está comprometido em facilitar a vida das pessoas com deficiência, inclusive por meio de nosso Plano de Ação para Deficiência, e este conjunto de ferramentas é mais um passo em direção à construção de uma sociedade mais inclusiva, onde cada pessoa com deficiência possa alcançar seu maior potencial”, complementa.

“Nossas pesquisas mostram que os visitantes desse mercado importante valorizam informações claras, concisas e acessíveis, e as empresas de turismo querem fornecê-las. Queremos apoiar as empresas a remover barreiras para que os visitantes com necessidades de acessibilidade tenham a oportunidade de desfrutar de nossa oferta turística como qualquer outra pessoa”, destaca Andrew Stokes, diretor do VisitEngland. “Este conjunto de ferramentas de primeira classe ajuda as empresas a colocar a acessibilidade no centro de suas operações, impulsionando um melhor atendimento ao cliente e uma recepção aprimorada para os visitantes”, adiciona.

O conjunto de ferramentas gratuito inclui estudos de caso, as 20 principais dicas e listas de verificação específicas para o negócio que podem ser baixadas para planejar e priorizar melhorias, bem como orientações técnicas de design mais aspiracionais. O conjunto de ferramentas pode ser acessado em pelo site da entidade.

Aproximadamente 30 organizações, incluindo algumas das principais instituições de caridade de deficiência e associações comerciais de turismo e hospitalidade, contribuíram para o desenvolvimento do conjunto de ferramentas, que foi lançado às vésperas do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em 3 de dezembro de 2023.