A última etapa do Prêmio Nacional do Turismo 2023 atraiu a participação de cerca de 15 mil pessoas, consolidando uma expressiva mobilização para a escolha do profissional de destaque em cada categoria do concurso. Sob o tema “O Turismo Transformando Vidas”, os vencedores serão anunciados durante o Salão Nacional do Turismo, marcado para o dia 16 de dezembro em Brasília (DF).

Ao longo de duas semanas, o público teve a oportunidade de votar nos candidatos da categoria “Profissionais de Destaque” mais bem avaliados em oito categorias distintas. Essas categorias abrangem diversos setores, desde Academia até Lideranças Sociais ou comunitárias de destaque no turismo. Uma novidade nesta edição foi a realização da votação pelo portal GovBr.

Para a coordenadora de Desenvolvimento e Apoio à Comercialização de Produtos e Experiências, do MTur, Fabiana Oliveira, o Prêmio vem prestar uma homenagem justa pelo trabalho realizado por profissionais que se destacaram nos últimos anos no turismo brasileiro. “Essa premiação vem legitimar não só os ganhadores, mas todos que fazem parte dessa cadeia produtiva do setor, pois valoriza profissionais e estimula o engajamento e a atuação em prol do turismo no país”, disse.

Entre as “Profissionais de Destaque”, a categoria que obteve mais votos foi a de “Governo – Dirigentes e Parlamentares”, com 2733 apreciações, seguida por “Academia” e “Governo – Gestores e Técnicos”, com 2257 e 1737 votos, respectivamente. Esse engajamento na votação reflete a importância atribuída pelos participantes a reconhecer e celebrar os profissionais que contribuem significativamente para o setor turístico.