Ilhabela/SP – Rafael Santos, mentor do Agente Empreendedor, fez parte da programação da Convenção de Vendas da TZ Viagens, que acontece a bordo do Costa Diadema e se encerra neste domingo (17). O profissional lidera um programa de capacitação para agências de viagens desde 2015. Com um histórico que ultrapassa 8 mil participantes em seus treinamentos, Santos enfatizou a importância de mais de 400 agências que compartilharam depoimentos sobre suas experiências.

“Entendo o que vocês vivem, fazem e os desafios que enfrentam”, destacou Santos durante uma sessão recente. Ele enfatizou que, apesar de os participantes terem acesso aos mesmos fornecedores e metas comuns de dobrar o faturamento, o diferencial está na preparação e na comunicação.

“Vencedor e perdedor têm a mesma meta; no entanto, o que define o sucesso não é apenas a meta estabelecida, mas as ações empreendidas para atingi-la”, afirmou ele. “A vontade de se preparar deve superar a simples busca pelo êxito.”

O mentor ressaltou a importância da construção de uma comunicação sólida para alcançar objetivos, enfatizando aspectos fundamentais como a identidade pessoal (“quem sou”), público-alvo atendido (“quem eu sirvo”), a proposta de valor (“o que trago”) e a apresentação pessoal (“como eu me mostro”).

“Esses elementos fundamentais são a base para definir o caminho a ser percorrido, são a consciência do propósito”, explicou. “É o seu jeito autêntico que estabelece a conexão, pois a comunicação eficaz não apenas atrai, mas também seleciona o público.”

Santos aconselhou a não transformar o Instagram em apenas um catálogo, enfatizando a importância de uma presença mais pessoal e autêntica. Ele reiterou que a busca pela preparação é crucial, destacando que tanto vencedores quanto perdedores compartilham a mesma meta, mas o diferencial está no nível de preparação e comprometimento de cada um.