O Brasil está se preparando para celebrar um notável aumento nas chegadas de turistas durante este período de Ano Novo, ultrapassando as cifras de 2022. As chegadas domésticas entre 26 de dezembro e 6 de janeiro estão programadas para experimentar um impressionante aumento de 30% em relação ao ano passado, com a Região Nordeste liderando o crescimento com um surpreendente aumento de 42%. As chegadas internacionais também estão prestes a testemunhar um aumento substancial, com um aumento de 17% em comparação com 2022.

Além disso, a Região Nordeste será, de longe, o maior destino para os brasileiros, com 46% de todas as viagens domésticas no Brasil durante este período chegando a esta região. Seguindo de perto está a Região Sudeste, recebendo 26% das chegadas domésticas e esperando um notável aumento de 38% em relação aos níveis de 2022. A Região Sul segue com um aumento de 35%, enquanto as Regiões Centro-Oeste e Norte mostram flutuações de -11% e +23%, respectivamente.

Neste Ano Novo, as famílias dominam o cenário de viagens domésticas, constituindo 41% de todos os viajantes — um aumento de 1% na participação de mercado em relação a 2022. Casais representam 30%, viajantes solteiros 19% e grupos de viajantes 10%. A duração média das viagens domésticas é de 10 noites, com o Norte do Brasil registrando a estadia média regional mais longa de 13 noites e o Sul do Brasil tendo a menor, com 8 noites.

Quanto ao segmento internacional, as chegadas provenientes da União Europeia (EU27) e do Reino Unido estão projetadas para experimentar o maior crescimento ano a ano, com 26%, seguidas pelos EUA (+19%) e América Latina (+11%). No entanto, espera-se uma queda de 18% nas chegadas do Canadá em relação ao ano passado devido à concorrência intensificada e à melhoria da conectividade com destinos alternativos. Um significativo 61% de todas as chegadas internacionais estarão concentradas na Região Sudeste, marcando um aumento de 19% em relação a 2022.

A Região Nordeste está programada para receber uma participação de 21% de todas as chegadas internacionais, experimentando um aumento de 15%, enquanto a Região Sul detém uma participação de mercado de 13%, experimentando um aumento de 17%. Enquanto isso, a Região Centro-Oeste enfrenta uma diminuição de 3%, e a Região Norte está prestes a testemunhar um notável crescimento de 40%, apresentando o maior aumento nas chegadas internacionais, mas alcançando apenas 2% de participação de mercado.

Dados da ForwardKeys revelam que apenas a Região Sudeste possui uma conectividade ideal, com uma média de zero escalas para chegadas de mercados sul-americanos e apenas uma escala para chegadas do resto do mundo. Outras regiões ficam para trás, com uma média de uma escala para chegadas sul-americanas, geralmente em São Paulo, e duas escalas para chegadas do resto do mundo.

Esses resultados sem precedentes destacam o imenso potencial do Brasil para atrair tanto visitantes domésticos quanto internacionais. Enquanto os esforços na promoção de destinos estão gerando resultados positivos, os resultados diversos enfatizam a necessidade de esforços contínuos para aprimorar a conectividade com mercados-chave. Vale dizer que, somente emm setembro, os turistas internacionais injetaram R$ 2,3 bi no país, segundo a Foward Keys. O Brasil continua sendo um farol para viajantes em todo o mundo, e medidas estratégicas garantirão um crescimento sustentado no setor de turismo.