A temporada de cruzeiros no Brasil, que teve início em outubro de 2023 e se estenderá até maio deste ano, promete ser a mais extensa dos últimos tempos, totalizando 195 dias de navegação. O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), em Santos, é o porto de atracação de 15 embarcações em 2024, incluindo cinco navios que realizarão embarques regulares na cidade: MSC Grandiosa, MSC Preziosa, MSC Armonia, Costa Diadema e Costa Favolosa.

O monitoramento dos impactos positivos gerados pelos cruzeiros está sendo realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Inteligência de Economia do Turismo (Ciet). Durante a alta temporada, a Baixada Santista prevê receber um contingente de aproximadamente 2,8 milhões de visitantes.

A presença desses navios no porto de Santos, reconhecido como o maior do Brasil, impulsiona a divulgação dos atrativos turísticos da cidade. Esta exposição tem atraído cada vez mais turistas, muitos dos quais optam por estender sua estadia na região para explorar as suas belas praias. A expectativa é de cerca de 1 milhão de passageiros, entre embarques, desembarques e navios de trânsito, com 560 mil leitos disponíveis partindo de Santos. De acordo com dados da Concais, estima-se um impacto financeiro expressivo de R$ 640 milhões para a cidade.

“Os cruzeiros são um fator fundamental para o turismo no estado de São Paulo, contribuindo para a economia, a geração de empregos, o desenvolvimento de infraestrutura e a promoção do turismo, além de impulsionar aspectos culturais e de entretenimento”, destaca Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

A indústria de cruzeiros não apenas gera empregos diretos e indiretos para moradores locais, mas também atrai indivíduos de fora que desejam experimentar a vivência de trabalhar em navios. De acordo com a Cruise Lines International Association (Clia), a expectativa do setor para este ano é gerar cerca de 80 mil empregos.

Além disso, a indústria estimula investimentos na infraestrutura turística, incentivando melhorias nos portos e terminais de cruzeiros. Esses aprimoramentos não só beneficiam o setor de cruzeiros, mas também fortalecem outros aspectos do turismo local, proporcionando uma experiência mais confortável e atraente para os visitantes.