Com a chegada do Tucano Toco, a décima aeronave de 2023, a Jetsmart Airlines, a melhor companhia aérea de baixo custo da região, reconhecida pelo Skytrax World Airline Awards, alcançou mais um marco na sua missão de levar as viagens aéreas para todos os sul-americanos, ao anunciar a chegada de sua 32ª aeronave e consolidando a maior frota Ultra Low Cost da América do Sul, segundo a campanhia. Toda a frota da empresa é, ainda, envelopada com animais na cauda de cada aeronave, um projeto realizado a fim de sensibilizar e reforçar junto aos viajantes a importância da biodiversidade na América do Sul.

Com a ampliação da frota, que atualmente conta com 24 Airbus A320 e oito modelos A321, todas novas, com tecnologia de ponta e motores neo que permitem menor consumo de combustível e emissões, a Jetsmart continua sua expansão com o modelo Ultra Low Cost, atendendo já com voos domésticos no Chile, Argentina e Peru. A companhia também faz rotas internacionais em oito países da região e está na fase final para iniciar operações domésticas na Colômbia, previsto para o primeiro trimestre de 2024.

Em 2023, a companhia aérea foi a primeira sul-americana a receber uma aeronave diretamente da fábrica da Airbus em Mobile, Alabama, a Arara Vermelha, e continuou a receber unidades de Hamburgo, na Alemanha, e Toulouse, na França – uma viagem de volta ao mundo que coloca a Jetsmart na vanguarda da aviação mundial.

Entre as aeronaves recebidas em 2023 estão o Ñandú (A321neo) – ave semelhante ao avestruz; a Arara Vermelha (A320neo); o Galo da Rocha (A320neo); o Patola-de-pés-azuis (A321neo); o Periquito do Sol (A321neo); o Huillín (A321neo) – lontra provocax; o Mico-leão-dourado (A320neo) e o Tucano Toco (A320neo), divulgando espécies da biodiversidade sul-americana, em aliança com a Fundação Temaikèn para a proteção do Huemul, cervo que habita o sul do Chile, e com o Cetacean Conservation Centre para a proteção das baleias, cujo objetivo é a preservação da fauna continental.

“O ano de 2023 foi de recuperação para a indústria da aviação na América do Sul, principalmente nos mercados domésticos do Chile, Peru e Argentina, onde a capacidade total já está próxima do que era em 2019. Estamos na Jetsmart hoje com mais de 2,5 vezes o tamanho que tínhamos na pandemia, procurando oportunidades quando todos estavam olhando para a crise”, comentou Estuardo Ortiz, CEO da Jetsmart Airlines.

“Para a Jetsmart, 2023 foi um ano recorde, alcançando 8,2 milhões de passageiros e registrando um crescimento de 52%. Quando lançamos a Jetsmart, eu tinha a visão de poder conectar 100 milhões de pessoas na América do Sul, e já chegamos a 25 milhões desde o primeiro voo. Obrigado a todos pela confiança e por voarem com a Smart.”

“Fechamos 2023 servindo mais de 70 rotas, o que nos torna a companhia Ultra Low Cost com a maior malha aérea. Foi com grande prazer que vi o fruto do trabalho de vários anos e de todos os ‘Rockstars’ da Jetsmart, ao recebermos a nossa 32ª aeronave, um novíssimo A321neo”, continua Ortiz. “Todos esses são passos firmes e positivos em nosso sonho de conectar todos os sul-americanos e ser a companhia aérea Ultra Low Cost líder na região. Temos pela frente um 2024 cheio de oportunidades e desafios, com a convicção de poder somar e contribuir com cada um de nossos passageiros, comunidades e países, de forma sustentável para o seu desenvolvimento”, completa o CEO.

Em sete anos desde a sua fundação, o crescimento da Jetsmart Airlines tem sido exponencial. Isso se reflete em 2023, com um crescimento de 132% em relação a 2019, com o fechamento do ano com um total de 25 milhões de passageiros transportados desde o início das suas operações. Sendo a companhia aérea de baixo custo com o maior número de rotas totais (somando mais de 70 rotas), a Jetsmart passou de 13 rotas internacionais em 2022 para 24 em 2023. Em termos de assentos, comparando 2023 com 2022, a companhia aérea cresceu 56%, com uma ocupação média de 86,5%.

Jetsmart também anunciou algumas rotas, como Concepción-Buenos Aires, no Chile, e Córdoba-Assunção, no Paraguai. Além disso, iniciaram-se as operações para a época de verão nas rotas de Santiago e Buenos Aires para Florianópolis (SC), bem como nas rotas de Lima para Cúcuta e Cartagena, na Colômbia, e nas novas rotas Lima-Quito e Lima-Guayaquil. Também foram anunciados aumentos de frequência de Buenos Aires para Assunção, e de diferentes mercados para Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Medellín, entre outros.