A Azul, integrante pelo terceiro ano consecutivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores do Brasil (ISE-B3) e participante da carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), conquista mais um marco significativo e pioneiro na área de sustentabilidade.

A companhia se tornou a única aérea da América Latina com seus planos de neutralidade climática aprovados pela Science Based Targets Initiative (SBTi). Este reconhecimento é resultado da estratégia e das ações da Azul em ESG (Ambiental, Social e de Governança), destacando a importância dos projetos inovadores da empresa para reduzir e compensar suas emissões de dióxido de carbono (CO2).

A meta ambiciosa da Azul é alcançar a neutralidade de carbono até 2045, cinco anos antes do esperado para o setor de aviação em todo o mundo. A SBTi, uma iniciativa conjunta do Pacto Global da ONU, WRI (Instituto de Recursos Mundiais) e CDP (Carbon Disclosure Project), aprovou e supervisionou a meta da Azul por meio de uma avaliação rigorosa conduzida por especialistas independentes.

“Esse reconhecimento nos deixa com a certeza de estarmos no caminho certo para assumir a responsabilidade de não sermos apenas a melhor companhia do mundo, mas também a melhor para o mundo. Somos a primeira companhia área do Brasil e da América Latina a ter a meta de neutralidade climática aprovada por especialistas da iniciativa mais importante no tema. E contar com esse aval da SBTi é um passo muito importante, porque trabalhamos para ser referência em gestão de mudanças climáticas para o setor no Brasil e na América Latina”, explica Jason.

Além disso, a Azul se destaca por sua transparência, compartilhando informações precisas sobre suas emissões de gases de efeito estufa. O relatório de Sustentabilidade da companhia foi finalista do Prêmio ABRASCA, e a Azul possui o Selo Ouro do GHG Protocol pela qualidade e confiabilidade de suas informações sobre emissões. Recentemente, a empresa firmou parceria com a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) para implementar a CO2 Conect, uma inovadora calculadora de emissões de poluentes baseada em dados reais de companhias aéreas. A ferramenta visa auxiliar todo o setor de aviação na medição e controle de gases de efeito estufa.