A crise de insegurança no Mar Vermelho começa a afetar o setor do Turismo, além da economia mundial. Operadoras de cruzeiros precisaram cancelar ou ajustar itinerários pela região, de acordo com informações da Reuters. Recentemente, a MSC Cruzeiros cancelou Grand Voyages que partiriam da África do Sul e Oriente Médio rumo à Europa por conta de ataques realizados contra navios mercantes.

A Royal Caribbean também emitiu um comunicado na última quinta-feira (18), cancelando duas viagens. Uma saindo de Mascate, em Omã, para Dubai, que deveria ocorrer de 16 a 26 de janeiro, e outra de Dubai para Mumbai, que estava marcada para 26 de janeiro a 11 de fevereiro. A operadora também alterou o itinerário de um cruzeiro entre Aqaba, na Jordânia, e Mascate, para desembarcar hóspedes em uma cidade portuária perto de Atenas.

A Costa Cruzeiros disse à Reuters que as rotas “permanecem inalteradas” e apenas dois de seus cruzeiros programados para passar pelo Mar Vermelho em março e abril podem ser afetados.

A sensação de insegurança no Mar Vermelho, uma das rotas comerciais mais importantes do mundo, é fruto de recorrentes ataques a navios promovidos pelo grupo rebelde Houthis do Iêmen. Com inicio em novembro de 2023, os conflitos podem afetar a todos os setores da economia. Ataques no Mar Vermelho a navios cargueiros e falta de contêineres já preocupavam a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e, agora, começam a preocupar o setor de Turismo.

Foram registrados mais de 27 ataques a navios que fazem o trajeto pelo canal de Suez no Mar Vermelho desde o final do ano passado. Vale destacar que a rota do Canal Suez, que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e opera desde 1869, é uma das rotas mais procuradas por europeus nessa época do ano para fugir do inverno.