A MSC Cruzeiros informou, por meio de um comunicado de imprensa internacional, o cancelamento de três Grand Voyages que estavam previstas para ocorrer no mês de abril. De acordo com a companhia, os itinerários das viagens incluíam passagens pelo Mar Vermelho e foram canceladas por motivo de segurança, após recentes ataques a navios mercantes na região.

Dentre as viagens canceladas estão um cruzeiro de 24 noites do MSC Splendida, que partiria de Durban, na África do Sul, para Génova, Itália; uma viagem de 21 noites do MSC Opera de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos para Génova; e uma viagem de 23 noites do MSC Opera, saindo de Dubai para Génova; além de uma viagem noturna do MSC Virtuosa de Dubai a Southampton, Reino Unido.

De acordo com a MSC, a segurança dos passageiros e da tripulação é a prioridade número um e como não havia itinerário alternativo viável, a companhia precisou cancelar as Grand Voyages.

“Os três navios serão transferidos diretamente para a Europa sem passageiros a bordo e evitarão transitar pelo Mar Vermelho. Em vez disso, navegarão pela costa oeste de África sem portos de escala nas suas viagens para os respetivos portos de origem europeus durante a temporada de verão de 2024. Nenhum dos outros navios da frota da empresa foi afetado”, diz o comunicado emitido pela MSC.

Os passageiros que tinham reservas nos três cruzeiros da MSC que foram afetados pelo cancelamento estão sendo contatados pela companhia ou seu agente de viagens para informar o ocorrido. Os hóspedes poderão transferir suas reservas para uma Grand Voyage de duração similar sem custo adicional. Outras opções dada pela MSC é a remarcação para qualquer outro cruzeiro na rede global da empresa, com reembolso parcial ou pagamento extra de acordo com a diferença do valor que havia sido pago no primeiro pacote ou receber um reembolso total sem taxa de cancelamento.

Vale dizer que as Grand Voyages programadas do Brasil para Europa não sofreram alterações.

Confira o comunicado na íntegra:

Genebra, Suíça, 17 de Janeiro de 2024 – A MSC Cruzeiros cancelou três viagens de reposicionamento ‘Grand Voyage’ em Abril da África do Sul e dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para a Europa devido ao risco para o transporte marítimo no Mar Vermelho.

Os ataques em curso a navios mercantes na região obrigaram a empresa a cancelar um cruzeiro de 24 noites do MSC Splendida de Durban, África do Sul para Génova, Itália, uma viagem de 21 noites do MSC Opera de Dubai, Emirados Árabes Unidos para Génova e uma viagem de 23 noites do MSC Opera de Dubai, Emirados Árabes Unidos para Génova . viagem noturna do MSC Virtuosa de Dubai a Southampton, Reino Unido.

A segurança dos passageiros e da tripulação é a prioridade número um e como não havia itinerário alternativo viável, a Companhia lamentavelmente teve que cancelar as viagens. Os três navios serão transferidos diretamente para a Europa sem passageiros a bordo e evitarão transitar pelo Mar Vermelho. Em vez disso, navegarão pela costa oeste de África sem portos de escala nas suas viagens para os respetivos portos de origem europeus durante a temporada de verão de 2024. Nenhum dos outros navios da frota da empresa foi afetado.

Todos os passageiros reservados nos três cruzeiros de reposicionamento foram, ou estão em processo de ser, contactados diretamente ou através do seu agente de viagens e podem transferir gratuitamente a sua reserva para uma futura Grand Voyage de duração semelhante. Alternativamente, os passageiros afetados podem remarcar qualquer outro cruzeiro na rede global da empresa, com reembolso parcial ou pagamento adicional pela diferença no preço da reserva original , ou receber um reembolso total sem taxa de cancelamento.