O carnaval carioca está prestes a movimentar o setor turístico, gerando expectativas de uma temporada promissora entre os dias 9 e 14 de fevereiro. De acordo com levantamento do Visit Rio Convention Bureau, a ocupação média dos hotéis na cidade é estimada em 87% durante o período carnavalesco. Além disso, a plataforma Destinow, parceira do Visit Rio, projeta um aumento de 35% nas vendas de pontos turísticos e passeios em comparação ao ano passado.

Internacionalmente reconhecido pelos desfiles das escolas de samba e, mais recentemente, pelos blocos de rua, o Carnaval do Rio terá mais de 50 festas privadas, proporcionando uma programação diversificada para diferentes tipos de foliões.

“O Rio se consolida, cada vez mais, como um dos principais destinos do país para a celebração do Carnaval, exercendo um papel crucial no impulsionamento do turismo e no fortalecimento da economia local. A cidade, ao ampliar sua oferta de eventos além das manifestações tradicionais, atrai ainda mais visitantes, reforçando sua identidade como um destino democrático acolhedor para todos”, destaca Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

Entre os eventos, destaca-se o tradicional Baile do Copa, com a edição de 2024 intitulada Extravangarde, inspirada nos principais movimentos artísticos vanguardistas do século 20. A cidade oferece alternativas que atendem a uma variedade de preferências e estilos, incluindo festas de música eletrônica, como o ElectroCarna, Festa Black Eletronic Carnival e Rio Music Carnival.

Os ensaios técnicos das escolas de samba já estão em andamento, e diversos blocos oficiais já desfilam pelas ruas. O movimento pré-Carnaval estimula a permanência prolongada de visitantes na cidade.