BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,47

Redução do IOF Cí¢mbio estimula viagens internacionais

A alíquota do Imposto sobre Operações de Câmbio (IOF Câmbio), previsto no inciso III do art. 15 C do Decreto 6.306/07, foi reduzida de 5,38% para 4,38%. Essa mudança merece atenção, pois promete influenciar o cenário econômico brasileiro, uma vez que impactará diretamente empresas, investidores e indivíduos que lidam com transações internacionais.

O IOF Câmbio é um tributo aplicado em operações que envolvem câmbio, abrangendo desde a compra de moeda estrangeira em espécie até transferências internacionais. A alíquota do IOF é uma parte fundamental a ser considerada por aqueles que realizam negócios ou viagens internacionais.

A redução do IOF para 4,38% faz parte plano do governo para zerar IOF até 2028. Todo início do ano, o Governo Federal vai reduzir a taxa em cerca de 1% até eliminar a taxação. A alteração anual entrou em vigor a partir de 2022, fazendo parte das medidas necessárias para o Brasil entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Para os indivíduos, a redução do IOF Câmbio traz vantagens ao realizar viagens internacionais. O custo para aquisição de moeda estrangeira será menor, seja através de espécie ou de cartões pré-pagos. Isso pode tornar as viagens ao exterior mais acessíveis e atraentes, incentivando o turismo internacional, o que é especialmente relevante para a recuperação do setor pós-pandemia”, afirma Sergio Brotto, diretor executivo da Dascam Corretora de Câmbio.

A redução da alíquota do IOF Câmbio de 5,38% para 4,38% é uma medida que promete gerar impactos positivos na economia brasileira. Seus efeitos poderão ser sentidos por empresas, investidores e indivíduos que se beneficiarão com custos mais baixos em transações internacionais, o que pode impulsionar o comércio exterior, o turismo e o mercado financeiro.

“É fundamental que todos estejam atentos a essas mudanças e aproveitem as oportunidades que surgem com essa redução do IOF Câmbio, contribuindo para o crescimento sustentável do Brasil”, destaca Brotto. Caso os planos´para 2024 envolvam uma viagem internacional, confira aqui os documentos que são exigidos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS