Como já sabemos, para realizar algumas viagens internacionais o passageiro precisa de alguns documentos específicos. Os controles aeroportuários estão cada vez mais rigorosos e, dependendo do destino para o qual o cliente está viajando, também pode ser necessário obter um visto ou permissões adicionais.

Portanto, se o cliente estiver pensando em viajar para o exterior, a seguir, informaremos todos os detalhes que devem ser considerados e explicaremos quais são os principais procedimentos que devem ser realizados para viajar sem complicações. Também daremos algumas recomendações para evitar inconvenientes de um modo geral, para que a experiência do cliente seja perfeita desde o momento em ele que sai de casa até o seu retorno.

A primeira coisa a fazer: descobrir o que cada país exige para a entrada

Antes mesmo de começar a procurar uma passagem de avião, a primeira coisa que o cliente deve fazer é procurar informação sobre o destino para o qual está viajando. Há países que são mais permissivos do que outros, mas isso também muda de acordo com a nacionalidade de cada pessoa que está viajando. Por esse motivo, é importante que o cliente receba informaçao sobre as exigências específicas para brasileiros impostas pela alfândega de cada estado.

Além disso, há alguns destinos na Ásia, por exemplo, que exigem que os turistas tenham um calendário de vacinação mais completo, pois é possível contrair doenças como a febre amarela. Ter essa informação em mãos é sempre útil, pois os custos médicos em países estrangeiros (e especialmente em destinos exóticos) são muito altos. Além disso, é importante indicar ao cliente que é sempre uma boa ideia fazer um seguro de viagem para ter apoio em caso de qualquer inconveniente.

Além disso, há outros países em que o comprovante de hospedagem é exigido para a entrada. Isso define o objetivo da viagem como turismo ou negócios e também verifica a duração da estadia. Junto com esse comprovante de hospedagem, também pode ser exigido um comprovante de itinerário dentro do país, indicando se o cliente vai pegar trens, ônibus ou viajar dentro do território do país.

Viagem de avião: muito mais perto do destino

Depois de definir o destino, comprar a passagem aérea e ter tudo o que o cliente precisa para viajar (visto, passaporte atualizado, vacinas em dia etc.), o próximo passo dele é ir ao aeroporto e embarcar. Para ter tempo de fazer esse procedimento com mais conforto, é recomendável informar ao cliente que deve chegar com pelo menos 2 horas de antecedência do horário de partida do avião. Isso porque, se for necessário fazer o check-in no aeroporto, é preciso ter tempo para isso, e também porque, aproximadamente meia hora antes da decolagem, os portões de embarque se fecham e é impossível embarcar no avião.

No que diz respeito ao check-in de passageiros, é melhor fazer o check-in online. Há plataformas online onde o cliente pode registrar sua passagem com a companhia aérea, para chegar ao aeroporto com uma etapa já concluída. No entanto, se ele não souber ou não quiser fazer esse check-in virtual, também pode ser feito no aeroporto antes da decolagem.

Depois de fazer o check-in da passagem, informar ao cliente que ele deve fazer o check-in da bagagem. Caso não tenha feito o check-in digital, ele é feito junto com o check-in do passageiro. Nesse procedimento, a bagagem da pessoa que vai viajar é pesada, toda a informação é verificada para garantir que esteja correta e a informação de embarque é fornecida, ou seja, o portão pelo qual o embarque será realizado.

O passageiro precisa de um passaporte para viajar para todos os destinos no exterior?

É necessário um passaporte válido para a maioria dos destinos no exterior. No entanto, se o cliente estiver viajando para um país vizinho ou para alguns países sul-americanos pertencentes ao Mercosul, que têm acordos de imigração com o Brasil, é necessário apenas ter um DNI com no máximo 10 anos de validade.

Um tipo de documento que não é permitido para fins de identificação é o MPP. Isso se deve ao fato de esse documento não ter uma fotografia do titular, portanto não é possível verificar sua identidade corretamente.

Quais são os requisitos para entrar nos Estados Unidos?

Esse país da América do Norte é um dos destinos mais frequentes dos brasileiros. Por isso, são muito comuns as consultas sobre a documentação necessária para entrar em sua alfândega.

O Brasil não tem um acordo de imigração com os Estados Unidos, portanto, é necessário um visto para os cidadãos brasileiros entrarem nesse país. Essa exigência de visto é recíproca, portanto, os cidadãos americanos também precisam de um visto se quiserem entrar no Brasil.

Se o cliente for viajar para os Estados Unidos, é preciso informar que, para obter um visto americano, é necessário fazer uma solicitação na embaixada com antecedência. Como esse procedimento pode ser bastante demorado, pois os pedidos de agendamento são muito frequentes, é recomendável que o cliente inicie sua solicitação de visto com bastante antecedência. Não é complicado, mas é preciso ter cuidado para fornecer a informação correta ao preencher os formulários.

Caso ele tenha um passaporte da UE, não é necessário solicitar um visto americano.

A Permissão Internacional para Dirigir: uma grande ajuda se o cliente quiser alugar um carro no seu destino

Muitas pessoas preferem alugar um carro no destino, pois isso lhes dá maior liberdade de movimento e muito mais conforto. Nesses casos, obter uma PID (Permissão Internacional para Dirigir) pode ser muito conveniente.

Essa carteira de motorista permite que os brasileiros utilizem veículos nos quase 100 países que estão em conformidade com a Convenção de Viena sobre Trânsito Rodoviário. Para obter essa permissão, é preciso também ter uma carteira de motorista emitida pelos órgãos rodoviários brasileiros.

Como lidar com sinistros com agências de seguro de viagem?

Caso o cliente tenha o azar de passar por um contratempo, como extravio de bagagem, perda de documentação ou problemas de saúde, o seguro de viagem pode ajuda-lo. Para abrir um sinistro, ele precisa fornecer informação sobre o tipo de problema que sofreu, onde e quando ele ocorreu e os dados pessoais.

Há escritórios internacionais que recebem essas reclamações, caso ele não consiga fazer isso virtualmente por meio de plataformas on-line. Cada seguradora tem sistemas de logística diferentes, portanto, é importante que o cliente leia atentamente toda a informação fornecida sobre como entrar em contato com ela.

Para uma melhor experiência geral, é recomendável que o cliente verifique a reputação de cada seguradora e procure opiniões de outros usuários. Dessa forma, ele saberá se elas prestam um bom serviço ou não.

Concluindo, ao viajar, há vários aspectos a serem considerados. Mas ponderar todos esses fatores com antecedência permitirá que o cliente tenha uma melhor experiência de viagem e aproveite as suas férias ao máximo.

(Publieditorial)