Nesta quinta-feira (25), a Copa Airlines recebeu autorização para que as 21 aeronaves Boeing 737 Max 9 que haviam sido temporariamente suspensas possam ser inspecionadas. Os aviões estão parados desde o dia 08 deste mês, quando a Anac suspendeu os voos operados com este modelo no Brasil.

A suspensão segue a Diretriz de Aeronavegabilidade emitida pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos após incidente no qual parte da fuselagem de um jato do mesmo modelo explodiu em um voo da Alaska Airlines.

As inspeções estão sendo realizadas por técnicos profissionais da Copa Airlines, seguindo os mais altos padrões de qualidade e sob a supervisão da Autoridade de Aviação Civil (AAC) do Panamá. A companhia estimou que esse processo será concluído até esta sexta-feira (26).

A companhia está reativando gradualmente os voos que haviam sido previamente cancelados, e deve retornar a um itinerário completo no domingo (28). Além disso, a Copa Airlines está oferecendo novas opções para passageiros cujos itinerários foram afetados. Confira:

  • Passageiros que confirmaram um novo itinerário de viagem podem trocar para um novo voo sem custos adicionais, se desejarem.
  • Aqueles que ainda não têm um novo itinerário de viagem confirmado, depois que seu voo original foi afetado, podem escolher um novo voo ligando para a central de atendimento ou indo a um escritório de vendas, aeroporto ou agência de viagens.
  • Passageiros cujos bilhetes estão em processo de reembolso e desejam viajar devem comprar um novo bilhete.

A companhia aérea mantém a recomendação aos seus passageiros de verificar o status do voo por meio do site oficial ou no aplicativo móvel antes de ir para o aeroporto. A Copa Airlines reitera que a máxima prioridade é a segurança de seus passageiros e tripulações, ao mesmo tempo que agradece a compreensão de todos os envolvidos durante a normalização desta situação.