A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu os voos operados pela aeronave Boeing 737 Max-9 no Brasil. A decisão é reflexo de um incidente aéreo no qual um jato desse modelo perdeu parte da fuselagem e forçou os pilotos a fazer um pouso de emergência apenas 20 minutos após decolar em Portland, Oregon (EUA).

Nos Estados Unidos, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, agência regulatória de aviação americana, solicitou o pouso temporário de todas as unidades do modelo para que pudessem ser inspecionadas.

No Brasil, apenas a Copa Airlines opera voos com este avião. A companhia usa o Boeing 737 Max-9 nas rotas para o Panamá, que tem voos diários saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em seu site, a Copa Airlines informa que suspendeu temporariamente as operações de 21 aeronaves até que elas sejam submetidas à revisão técnica necessária. A companhia cita ainda que está oferecendo reembolso, reacomodação prioritária e demais suportes aos clientes afetados pela suspensão.

Neste domingo (7), dos cinco voos previstos com saída de São Paulo, três haviam sido cancelados. No Rio de Janeiro haviam dois programados, um partiu com atraso de quase oito horas e o outro voo foi cancelado.

Confira abaixo, na íntegra, a nota da Copa Airlines.

A Copa Airlines informa que a suspensão temporária das operações de vinte e uma (21) aeronaves Boeing 737 MAX9, em decorrência da diretriz de aeronavegabilidade emitida pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) no sábado, 6 de janeiro, será estendida até novo aviso, enquanto as autoridades preparam os requisitos de inspeção para colocá-las novamente em operação.

A Copa está fornecendo todo o suporte necessário aos passageiros afetados pelos cancelamentos de voos, incluindo comunicação proativa, reacomodação prioritária de voos, alterações de itinerário, reembolsos, bem como hospedagem, refeições e despesas diversas, quando necessário.

A Copa Airlines lamenta profundamente essa situação fora do controle da Companhia Aérea e deseja informar que toda a equipe da empresa está focada em mitigar os efeitos dessa situação da melhor maneira possível. A Copa reitera que sua prioridade máxima é a segurança de seus passageiros e tripulantes, e agradece a compreensão de todos os envolvidos enquanto aguarda a resolução desta situação de forma eficaz e segura.

A companhia aérea recomenda que seus passageiros verifiquem periodicamente o status de seu voo no site copa.com ou no aplicativo móvel, especialmente antes de ir para o aeroporto.