Com o objetivo de fortalecer a presença dos países da América do Sul nos mercados internacionais e consolidar a região como um destino turístico integrado, os governos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai lançaram a marca “Visit South America” durante a Feira Internacional de Turismo (FITUR) na Espanha.

O lançamento ocorreu no estande do Brasil, na FITUR, uma das feiras de turismo mais importantes do mundo. A iniciativa marca o início de um esforço conjunto dos seis países nas principais feiras do setor, visando fortalecer a posição da América do Sul frente a mercados emissores de turistas, como a China.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância do trabalho em equipe, “Temos trabalhado para atuar nos eventos internacionais como um bloco forte e integrado, por entendermos que só assim vamos conseguir avançar juntos no campo do turismo.”

Para apoiar a ação promocional, os países disponibilizaram um site com informações sobre cinco rotas que serão promovidas inicialmente: Caminho dos Jesuítas (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai); Rota da Patagônia (Argentina e Chile); Rota da Puna (Argentina, Bolívia e Chile); Rota do Vinho e dos Andes (Argentina, Chile e Uruguai); e Rota da Selva (Brasil, Argentina e Paraguai).

A marca “Visit South America,” desenvolvida pelo governo brasileiro, busca promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países de forma integrada, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

O ministro Celso Sabino também participou de um evento para investidores na Embaixada do Brasil em Madri, ressaltando o comprometimento do governo brasileiro com a atração de novos investimentos para o setor turístico do país. O evento contou com a presença do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e de outros representantes do governo.