O turismo em Alagoas está em alta, e as perspectivas para o período de Carnaval são bastante animadoras. Em média, os hotéis e pousadas do estado estão registrando uma ocupação de 87% para os dias de folia. Destaca-se que os empreendimentos cinco estrelas estão alcançando uma ocupação ainda mais expressiva, atingindo 96%.

Os resorts, conhecidos por sua ampla infraestrutura de lazer, também estão apresentando altos índices de ocupação, superando os 90% em Alagoas. Embora a média geral de ocupação se assemelhe ao ano anterior, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) ressalta que vários empreendimentos foram expandidos ou inaugurados ao longo de 2023, aumentando a oferta de leitos. Portanto, mesmo com uma porcentagem média de ocupação semelhante entre 2024 e 2023, o número total de leitos ocupados neste ano é ainda maior do que o registrado no ano passado.

A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, destaca que o resultado positivo reflete o trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o poder público. “Estamos cada vez mais alinhados para desenvolver políticas públicas que atendam efetivamente às demandas do setor. Traçamos também estratégias de promoção do destino em mercados nacionais e internacionais estratégicos para alcançarmos resultados tão positivos como esse”, ressalta a secretária.

De acordo com dados da Setur, estima-se que mais de 45 mil leitos estejam ocupados durante o Carnaval em Alagoas. Isso leva em consideração a expansão da rede hoteleira do estado, que agora conta com mais de 51 mil leitos.

Artur Maroja da Costa Pereira Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), destaca que esse resultado representa um ponto de partida para novos investimentos privados e públicos no desenvolvimento da cadeia turística. “Podemos ver que o trabalho realizado ao longo do ano pela ABIH/AL, pelas entidades do turismo, em parceria com o poder público, tem dado resultado, fomentando um setor que abrange mais de 100 atividades, direta e indiretamente, desde o vendedor de coco, o taxista, o garçom, até os hotéis”, conclui o presidente.