Os viajantes que pretendem ir ao Chile nos próximos meses podem aproveitar a oportunidade para acompanhar a vindima da Vinícola Matetic, no Vale do Rosário, a aproximadamente 100 quilômetros (cerca de 1h20min de carro) de Santiago. A colheita das uvas começa no fim de fevereiro e se estende até a primeira quinzena de maio, com pico entre o final de março e abril.

O processo pode ser observado durante o tour biodinâmico, que é a atração mais famosa da vinícola localizada no Chile. Trata-se de uma experiência que começa com uma caminhada pelos parreirais, na qual profissionais explicam como funciona a produção biodinâmica da marca, e termina com uma deliciosa degustação de vinhos. Vale lembrar que em 2023, o Chile recebeu quase 500 mil brasileiros.

A vindima tem início com a colheita das uvas chardonnay, que serão utilizadas na produção do espumante Matetic Coastal Brut. Depois, em uma segunda etapa, a Matetic prioriza os cachos de chardonnay destinados à criação dos vinhos Corralillo Chardonnay e EQ Quartz Chardonnay, que harmonizam perfeitamente com peixes, carnes brancas e mariscos.

Outras uvas brancas, como sauvignon blanc e riesling, também são colhidas durante essa segunda etapa da vindima. Depois, a vinícola dá início à retirada de cachos de uvas vermelhas, que tendem a ser mais sensíveis. Entre elas, destaca-se a cepa pinot noir. As frutas destinadas à produção do vinho Corralillo Late Harvest são as últimas a serem colhidas. Com elevado teor de açúcar e sabor marcante, o rótulo é composto por três cepas: gewürztraminer, riesling e sauvignon blanc. Vale a pena destacar que a ordem de colheita das uvas pode variar de acordo com o clima e outros fatores identificados pelos enólogos da Matetic.