A partir de 1º de maio, a American Airlines deixará de conceder pontos AAdvantage para reservas realizadas por meio de muitas agências de viagens. A exceção serão as agências que se qualificarem como “preferenciais” de acordo com a nova política do programa de benefícios da companhia. Além disso, a American também aumentou a taxa para bagagem despachada, com efeito imediato para novas reservas.
As novas regras para elegibilidade de acumulação AAdvantage são o mais recente movimento da American Airlines em direção ao aumento de reservas diretas e reservas de agências habilitadas pela tecnologia New Distribution Capability (NDC).
No final do ano passado, a American retirou mais de metade das suas tarifas dos canais GDS tradicionais habilitados para Edifact. O resultado foi que, no quarto trimestre, a American disse que 80% das reservas vieram através de canais diretos ou NDC, acima dos 69% do ano anterior. Em janeiro, Robert Ison, CEO da American Airlines, disse que o objetivo final é vender 100% de suas tarifas e produtos auxiliares através de canais diretos ou NDC.
De acordo com a nova política de acumulação AAdvantage, a American descontinuará a acumulação de bilhetes da classe econômica básica para todas as reservas de agências de viagens. As únicas passagens econômicas básicas que ganharão pontos de fidelidade serão aquelas reservadas diretamente com a American ou com uma companhia aérea parceira da American.
Para os bilhetes restantes, a American continuará a oferecer acúmulo de pontos AAdvantage em reservas com agências parceiras preferenciais, bem como reservas feitas por um viajante corporativo contratado ou membro do programa AAdvantage Business para viagens de negócios não gerenciadas.
A American disse que publicará uma lista de agências preferenciais elegíveis em seu site no final de abril. Para ser elegível, uma agência de viagens deve ter um acordo de incentivo para 2024 com a companhia aérea . Mas vale ressaltar que o número de agências com um acordo de incentivo diminuiu em maio de 2023, quando a companhia aérea fez uma rodada de eliminações de contratos de incentivo corporativo .
As agências que possuem contratos de incentivo americanos devem tomar medidas adicionais para entrar na lista de preferenciais. Em particular, devem reservar através dos canais NDC da American, cumprindo os limites progressivos estabelecidos pela companhia aérea.
As agências devem vender 30% de seus bilhetes aéreos via NDC até 21 de abril. Esse número aumentará para 50% até 31 de outubro e para 70% até 30 de abril de 2025.
As agências de viagens também terão que atender aos requisitos de exibição da American Airlines em suas ferramentas de reserva para fazer parte da lista de agências preferidas, incluindo o cumprimento de um novo requisito de indicar claramente os bilhetes elegíveis para ganhar pontos AAdvantage.
Bagagens despachadas e outros serviços tiveram reajuste na American Airlines
A American agora cobrará US$ 35 pela primeira mala despachada em voos domésticos e US$ 45 pela segunda bagagem despachada, um aumento de US$ 5 para cada taxa. As primeiras malas despachadas compradas no aeroporto custarão US$ 5 adicionais, elevando a cobrança para US$ 40.
A taxa para animais de estimação na cabine agora é de US$ 150, acima dos US$ 125 que era cobrado anteriormente.
Em contrapartida, a partir de 17 de abril a American vai reduzir o custo de bagagem ligeiramente acima do peso permitido. Por exemplo, malas pesando entre 50 e 53 libras custarão US$ 30 extras, em vez de US$ 100 e US$ 200 extras.
Com o aumento nas taxas de bagagem despachada, a American se junta à Alaska Airlines e à JetBlue como companhias aéreas americanas de serviço completo que agora cobram pelo menos US$ 35 pela primeira bagagem despachada.
Delta e United ainda cobram US$ 30 (a United cobra US$ 35 quando os passageiros pagam no aeroporto). A Southwest não cobra pelas duas primeiras malas despachadas.
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