Durante teleconferência de resultados realizada nesta quinta-feira (25), executivos da American Airlines revelaram que, eventualmente, planejam que as reservas possam ser feitas de maneira integral pela internet, seja via canal direto da aérea ou agências de viagens. As reservas da agência pela Internet são feitas por meio do padrão de tecnologia New Distribution Capability (NDC).

“Vendemos nossos produtos pela internet. É isso que nossos clientes exigem”, disse Vasu Raja, diretor Comercial da American Airlines. “É assim que podemos fornecer a eles o melhor conteúdo com os custos mais baixos e o melhor serviço. … À medida que avançamos, vamos nos aprofundar ainda mais nisso. Precisamos tornar mais fácil para nossos clientes consumirem nosso conteúdo através da internet.”

Ainda não há previsão para que o desejo da companhia torne-se uma realidade. Em novembro de 2023, a publicação The Beat informou que um porta-voz americano disse que a operadora “ não tem planos de descontinuar o suporte ao Edifact ”. Edifact é o padrão tecnológico para reservas GDS antigas.

Ainda assim, no quarto trimestre, 80% das reservas da American vieram através do seu site, aplicativo ou NDC, superando os 69% no quarto trimestre de 2022, segundo a empresa. Desse volume de 80%, 65% vieram através dos canais próprios da companhia. “É a nossa maior taxa de crescimento”, disse Robert Isom, CEO da American Airlines, acrescentando que a empresa ficou “um pouco surpresa” com a rapidez com que a transição aconteceu.

“Estrategicamente, vamos distribuir pela internet. Em algum momento, o número chega a 100%”, disse Isom. “E a verdadeira questão em 2024 é que queremos apenas continuar a transição de muitos dos nossos parceiros de varejo para utilizarem a Internet conosco.”

Raja também acrescentou que a American planeja oferecer mais milhas no AAdvantage Business, programa de fidelidade da aérea, para clientes que compram pela Internet e planeja implementar melhores capacidades de serviço para distribuição pela Internet. “Vamos começar a restringir a quantidade de vendas e serviços que fazemos através canais não baseados na Internet”, frisou o diretor comercial.

A empresa também está animada com a implementação do programa de fidelidade, que foi relançado em outubro e não recompensa reservas feitas por agências de viagens. “Continuamos vendo força entre as pequenas e médias empresas”, disse Isom. Vale destacar que as novas inscrições no AAdvantage em 2023 aumentaram 51% em comparação com os números de 2019, quando o Business Extra, programa de fidelidade anterior, era válido.

Quando se trata de fidelidade, em 2023, dois terços da receita da American vieram dos membros AAdvantage, acrescentou Isom. “Mais do que nunca, nosso crescimento de receita é impulsionado por um número crescente de clientes AAdvantage que adquiriram nossos cartões de crédito co-branded em números recordes em 2023. Os clientes AAdvantage representam nossa maior fonte de valor e maior oportunidade no futuro”, disse Isom.